O que é Linfoma Não-Hodgkin
Por: Nádia G.
01 de Outubro de 2016

O que é Linfoma Não-Hodgkin

Medicina

Linfomas são transformações neoplásicas de células linfoides normais que residem predominantemente em tecidos linfoides.

Neoplasias são caracterizadas por uma multiplicação celular descontrolada, anormal e autônoma, com perda da capacidade de diferenciação celular devido a alterações em nossos genes e proteínas.

Os linfomas são morfologicamente divididos em linfomas de Hodgkin (LH) e não-Hodgkin (LNH). Estas se assemelham quanto algumas características, mas divergem quanto as células de origem.

O linfoma não-Hodgkin é reconhecidamente derivado de subpopulações de células brancas do sangue (células de defesa – células B e T), originadas na medula óssea.

As causas do linfoma não-Hodgkin são variadas:

1 – Deficiência imune – a deficiência imune congênita assim como a adquirida (AIDS, pós-transplantes), estão relacionadas com tumores agressivos, disseminados e freqüentemente associados à infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV);

2 – Desordens autoimunes – como a tireoidite de Hashimoto e a síndrome de Sjögren, cursam com maior incidência do linfoma;

3 – Agentes infecciosos – Helicobacter pylori causa um gastrite crônica que conseqüentemente evolui para um linfoma gástrico; EBV claramente associado ao desenvolvimento do linfoma de Burkitt; HTLV1 (vírus humano da leucemia de células T tipo 1), relacionado com a etiologia dos linfomas/leucemias e o Herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi;

4 – Agentes químicos e físicos – muitos estão relacionados com o aumento de risco. Dentre eles estão os inseticidas (organofosforados e fenoxiherbicida), anticonvulsivantes (difenilhidantoina) e muitos outros agentes químicos (benzenos, tricloroetileno, tiner de tinta, graxas e óleos).

Acesso o meu site: http://www.profead.com.br/o-que-e-linfoma-nao-hodgkin/

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil