O que é Linfoma Não-Hodgkin
em 01 de Outubro de 2016
Pois bem, este CICLO é um grande desafio para muitos alunos, principalmente, para os que estão na graduação na área da saúde.
Tentando colaborar e esclarecer algumas dúvidas sobre ele, deixo aqui alguns conceitos bem básicos.
O que é o CICLO DE KREBS?
R: É uma via metabólica cíclica onde o ácido cítrico se transformará em vários outros compostos, como por exemplo, o CO2 liberado na respiração.
Claro que para compreender todo o processo é necessário saber da existência da GLICÓLISE, pois é a partir dela que será produzido o PIRUVATO que entrará na matriz mitocondrial. A mitocondria é a organela responsável pela respiração celular.
Não é fácil entender essa via metabólica, eu entendendo vocês.
Mas garanto que a dificuldade maior é em compreender que 1 molécula, como a Glicose, pode ser quebrada e transformada em outra coisa, como o Piruvato.
Penso até que muitos nem fazem ideia do que seja uma MOLÉCULA, talvez esse seja o problema. Muitos alunos não fazem ideia do que o professor está falando.
Então vamos lá: o que é uma MOLÉCULA?
Resposta do google: molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias.
Agora complicaou mais ainda... O que é um ÁTOMO?
Resposta do google: Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa.
Por acaso, explicar o que é molécula ou átomo ajudou a entender o ciclo de krebs?
Não, claro que não. Isso acontece porque nós temos dificuldades em entender algo que não vemos. Ou melhor, que não conseguimos imaginar em tamanho maior, em algo concreto.
Vamos fazer de uma forma diferente!!!!
Pensem em uma laranja inteira com casca.
Agora pensem nela descascada! Pergunta: ela mudou? Resposta: mudou, mas ainda é uma laranja.
Agora pensen nessa laranja cortada ao meio. Pergunta: ela mudou? Resposta: mudou, mais ainda é uma laranja.
Agora pensem em você cortando as laranjas e fazendo um suco de laranja. Pergunta: ela mudou? Resposta: mudou, e agora não é mais laranja, e sim, um suco.
É a mesma coisa que acontece com a molécula de glicose. Ela é quebrada e se transforma em piruvato!!!!!!
É simples!!!! Existem processos que acontecem durante a transformação da glicose em piruvato, assim como os processos da laranja até se transformar em suco.
No Ciclo de Krebs também acontecem processos que transformam o Ácido Cítrico em CO2, ATP, NADH + H e FADH2.
Quer saber mais sobre esse conteúdo, agende uma aula e também me encontre em www.profead.com.br
Abraços!!