Membranas Celulares
Por: Nádia G.
13 de Novembro de 2015

Membranas Celulares

Biologia Tudo Alimentos Célula Água Celular

Membrana Celular é uma estrutura muito importante, pois ela atua como: barreira, impedindo que o conteúdo celular escape; confere a individualidade de cada célula; transfere informações ao interior da célula entre outros.

Neste post quero falar, especificamente, sobre as especializações da região apical da membrana celular.

  • Microvilosidades
  • Estereocílios
  • Cílios/flagelos

 

As microvilosidades podem ser encontradas em nosso intestino, na membrana celular intestinal. E sabem para que existe esse tipo de especialização no intestino?

Esse tipo de especialização favorece uma maior absorção de nutrientes, água, íons, tudo que pode ser retirado dos alimentos que ingerímos e que caem na corrente sanguínea.

Sabe aquela famosa frase que as mães dizem aos seus filhos: "Tem que comer para ficar forte"? Pois então, talvez agora faça mais sentido.

Os estereocílios tem estrutura semelhante as microvilosidades, porém são maiores. Eles também auxiliam na maior absorção de água, mas possui outra função, que é a de auxiliar o transporte de água e outras moléculas. O que isso significa? Significa que os estereocílios indicam o caminho que a água e moléculas devem seguir.

Os cílios e os flagelos podem sem encontrados, por exemplo, em protozoários e espermatozoide, respectivamente. E a sua principal função é a de auxiliar na movimentação/locomoção da célula.

 

Gostou?

Quer saber mais sobre essa matéria?

Acesse nosso site: www.profead.com.br  e entre em contato comigo.

Beijos!!! 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil