Antecedentes da independência americana
Por: Pedro B.
13 de Agosto de 2018

Antecedentes da independência americana

História História Geral ENEM Estados Unidos Assuntos que mais caíram no Enem

Antes da independência os Estados Unidos eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Ao longo do século XVIII os ingleses usavam a colônia para obter lucros, recursos minerais e vegetais não encontrados na Europa, além disto a exploração se dava através da alta carga tribibutária imposta aos colonos.

Para facilitar o entendimento do processo de independência americana  é importante ressaltarmos algumas características da colonização deste território, feita ao longo do século XVII ela recebeu dois tipos de colonização diferentes:

Colônias do Norte-Região colonizada por protestantes europeus, na sua maioria ingleses, que fugiam de perseguições religiosas. Se instalaram na colônia com o objetivo de transformar a região em um lugar próspero para a habitação se suas famílias. Tendo recebido tantos ingleses foi chamada de Nova Inglaterra, sofreu uma colonização de povoamento, com tais características: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio e pequenas propriedades.

Colônias do Sul- A região que hoje corresponde a Virgínia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram colonização de exploração. Foram exploradas pela metrópole e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão de obra escrava e produção para exportação.

A Guerra dos Sete Anos.

Ocorrida entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte, a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo com os louros da vitória a Metrópole resolveu cobrar dos seus colonos do Norte os prejuízos gerados pelas batalahas. Aumento de taxas e impostos fizeram com que os colonos fizessem manifestações contra a Inglaterra.

Aumento de taxas e impostos pela metrópole

A Inglaterra além de ter aumentado as taxas e os impostos criou novas leis que tiravam a liberdade dos norte americanos. Dentre estas Leis podemos citar: Lei do Chá(deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas). 

Estas políticas fizeram com que a colônia se revoltasse. Um dos protestos mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston( The Boston Tea Party), onde vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e jogaram toda a sua carga no mar. Este evento gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes o prejuízo, além de colocar soldados cercando a cidade.

Os colonos em 1774 resolveram promover um congresso para tomarem medidas diante do que estava acontecendo; com isto eles pretendiam apenas retomar a situação anterior, eles exigiam da metrópole o fim das medidas restritivas e uma maior participação política na vida política da colônia.

O rei George III não só não acatou as medidas propostas pelo congresso, como adotou medidas mais controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis conhecida como a do Aquartelamento exigia que os colonos fornecessem moradia, transporte e alimento aos soldados ingleses. Esta lei foi a gota d'agua na decisão da colônia de buscar o processo de independência.

Em 1776 os colonos voltaram a se reunir com o objetivo maior de conquistar a independência, neste congresso Thomas Jefferson redigiu a declaração de Independência dos Estados Unidos. Porém A inglaterra não apoiou a decisão, o que provocou a Guerra de Independência(1776-1783), que foi vencida pelos Estado Unidos com apoio da França e da Espanha.

Em 1787, ficou pronta a Constituição Americana que levou fortes características Iluministas. Garantia a propiedade privada(interesse da burguesia), manteve a escravidão, escolheu a República Federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

 

R$ 60 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 185 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil