Motivos para preocupar com a neutralidade da rede
Por: Pedro B.
22 de Agosto de 2018

Motivos para preocupar com a neutralidade da rede

Informática Geral Internet Redes

Já ouvimos falar muitas histórias sobre a neuralidade da rede ultimamente e como qualquer pessoa razoável as ignorou completamente. Este entendimento é bem mais complexo para a grande maioria da população pelo fato de muitas informações a respeito de redes  serem omitidas.

A grande verdade é que devemos nos preocupar com esta neutralidade sim. A neutralidade da rede é o princípio de que os provedores de Internet devem manter suas velocidades iguais para todos os sites, não priorizando as redes grandes empresas que pagam a mais para isto. Em 2015 a Comissão Federal de Comunicações da era Obama sujeitou os ISP's às mesmas regulamentações que as empresas de telefonia para maior controle. O que provocou protestos dos provedores. Já na Administração Trump a FCC está se preparando para eliminar as regras de neutralidade da rede. 

Isto fez com que muitos consumidores não ficassem satisfeitos. Algumas de suas liberdades poderão ser cerceadas caso ocorra a perda da neutralidade da rede:

  • Liberdade de Monopólios;
  • Liberdade para começar um negócio e competir em igualdade de condições;
  • Liberdade de fala online;
  • Liberdade para visitar qualquer site que você deseja com a velocidade de navegação mais rápida;

Aqui será apresentada uma lista de alguns motivos próprios da internet pelo qual a rede não deve perder sua neutralidade.

Você provavelmente espera que a rede seja livre e aberta

A internet é uma rede global onde os seus computadores são interconectados, ela foi inventada para ser uma rede livre e aberta, que permite a qualquer um que tenha conexão; comunicar diretamente com outra pessoa que tenha acesso á rede.

Nestes 25 anos, a Internet transformou a forma como fazemos tudo. E só pensar na conveniência e serviços que passariam a não existir sem Internet.

  • E-mail;
  • Internet Banking;
  • Chamadas de vídeo;
  • Assistir Filmes on-line;
  • Compras on-line;

A internet evoluiu tão rápido e funcionou tão bem graças ao seu sistema ser neutro. Em outras palavras os cabos, roteadores, switches e servidores que funcionam com a rede tratam cada byte de dados de uma maneira igual. A internet trata o filme que você assiste no Netflix da mesma maneira que você compartilha a foto do aniversário do seu sobrinho. Ela não trata nenhum dado como prioridade.

Esta é a essência do que é neutralidade da rede. Esta rede surgiu como algo que iria trazer acesso a todos independente de prioridades, assim nós como cidadãos devemos lutar para que isto não seja perdido. Recentemente Os Estados Unidos aprovou a não neutralidade da rede, o que brevemente deverá ser seguido por nossas autoridades, isto certamente trará graves consequências aos cidaddãos comuns que passarão a ter oportunidades mais escassas ja que terão o seu acesso limitado. 

R$ 60 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 186 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil