Como funcionam as bombas eletromagéticas

História Mundo
Como funcionam as bombas eletromagéticas
Pedro Ferreira Barros
em 07 de Junho de 2014

Todo mundo que já ficou sem energia sabe como é uma experiência extremamente desagradável, após uma hora você já passa reconhecer o valor destes aparelhos, após duas horas você

começa a rondar pela casa, um dia inteiro você já passa a ficar extremamente estressado.

Caso isto ocorra em uma cidade inteira que não está pronta para estas situações, pessoas poderiam ter suas vidas ceifadas(hospitais), as empresas passariam a ter uma queda de produtividade, além detoneladas de alimentos desperdiçados.s

Sem contarmos na troca de informações, tão importante para o correto funcionamento de toda a cadeia produtiva de uma região.

Podemos dizer que somos extremamente dependentes do uso de energia no nosso dia a dia, sentimos isto mais quando temos a sua falta em um período maior. 

As bombas eletromagnéticas que estão sendo desenvolvidas não tem o objetivo de somente cortar a energia da rede elétrica, além disso elas tem a capacidade de tornar todas as máquinas ligadasà rede inoperantes e o pior sem uso, isto significa tornar uma cidade inteira atrasada 200 anos em segundos.

As forças armadas americanas vem investindo há décadas neste tipo de armamento, muitos acreditam que eles já tenham esta arma no seu arsenal, em paralelo muitos grupos terroristas podemestar construindo bombas eletromagnéticas menos avançadas para que possam usá-las em ataques aos americanos.

Falaremos melhor da idéia que está em torno do desenvolvimento de uma E-bomb.

É basicamente um pulso eletromagnético com um campo eletromagnético bem intenso.

Para exemplificarmos isto, podemos citar o funcionamento de um rádio que transmite uma onda eletromagnética através de correntes alternadas, que perpassam pelo seu circuito, no caso dos

sistema de rádio esta oscilação é baixa, mas se tivéssemos uma grande oscilação de corrente seríamos capazes de fritar todos os seus componentes eletrônicos.

Isto seria bastante destrutivo a todo e qualquer equipamento capaz de conduzir corrente elétrica, terminais telefônicos, antenas conectadas há alguma rede transmitiriam estes picos aos aparelhos conectados, além de derreter as fiações e a destruição dos transformadores. 

As preocupações em torno do uso de uma PEM nuclear tem se acentuado ultimamente, mas os seus conceitos já existem há muito tempo. Desde a década de 60 e 80 os Estados Unidos como é um país mais visado já tinham esta preocupação com este tipo de ataque.

Testes feitos pelos norte-americanos no oceano pacífico com bombas de hidrogênio acabou estourando lâmpadas em postes no havaí, ponto este localizado a centenas de quilômetros de sua origem.

Chegando a interferir em equipamentos de rádio localizados na austrália.

Pesquisadores chegaram a concluir que estas perturbações elétricas ocorreram devido ao efeito Compton, desenvolvida pelo físco Artur Compton em 1925.

Em sua teoria ele afirma que os fótons carregados de energia eletromagnética poderiam atingir os elétrons de átomos de número atômico baixo e expulsá-los.

 

Os especialistas assim chegaram à conclusão que durante a explosão da bomba de hidrogênio no pacífico os fótons carregados de intensa radiação gama, acabaram retirando os elétrons dos

átomos de nitrogênio e oxigênio presentes na atmosfera, esta grande quantidade de elétrons depejados na atmosfera fez com que fosse criado um intenso campo eletromagnético que acabou

afetando equipamentos em lugares bem distantes de sua origem.

 

 

 

 

Belo Horizonte / MG

5 avaliações
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
estudante de Engenharia, formado com boa didática e boa disponibilidade, aulas residenciais ou on-line e na faculdade, boa experiência, faço trabalhos de faculdade e escola dos mais variados conteúdos(Resistência dos Materiais e Mecânica dos Fluidos e Cálculo II). Experiência junto à Universidade em monitorias de Medidas Elétricas, Sistemas Digitais e Logística.
Letras - Correção de Monografias (TCC), Letras - Dicas, Física I, Física - Mecânica, Física II, Termodinâmica, Física III
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 30 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil