O grafeno: Material muito útil e desafiador.
em 05 de Setembro de 2020
Aqui fica o seguinte questionamento quando foi a última vez que você registrou o telefone fixo de alguém? Os Estados Unidos e a Europa já contam com uma penetração de celular que gira em torno de 75 por cento, alguns países da europa ela já é de 100 por cento, segundo dados da Wireless Industry News e Mobile Pipeline
Em 2007, 16% dos cidadãos norte-americanos não tinham linha fixa, já em 2004 este número era de 5%. Caso este comportamento se confirme, daqui 10 anos metade dos cidadãos norte-
americanos não terão mais seus terminais fixos, dados retirados da Associated Press.
No estado de Nova York de 2000 a 2007 o número de assinantes de telefonia fixa caiu em 55%.
Em Nova Jersey este índice foi de 50%.
Na Austrália a expectativa é que até 2008, 1,4 milhões de assinantes deixem de ter suas linhas fixas. [fonte: Associated Press, Cauley, Woolrich].
As próprias empressas estão optando pelo uso de Wi-fi e Voip para trafegar suas chamadas, como exemplo temos a ford em detroit que este ano já adquiriu oito mil telefones sem fio para seus funcionários
e removeu as linhas fixas. Agora a empresa deverá conduzir seus negócios usando mais os celulares.
Em oposição ao exposto anteriormente há aqueles que crêem que este sistema não cairá em desuso, vejamos as evidências que deixam isto mais claro.
Dentro dos argumentos dos seus defensores está o fato que o uso das tecnologias de voip pode empatar com o custo de ampliação da rede fixa.
Quanto as tarifas cobradas no sistema voip, estas realmente são bem mais em conta em ligações locais e interurbanas, no entanto isto não é verdade quando se trata de ligações internacionais.
Um outro grande fator que desqualifica o sistema de chamadas voip, é o fato dele ser muito mais suceptível às invasões de hackers, já no sistema convencional isto dificilmente pode ocorrer.
Esta característica das linha fixas é sem dúvida seu grande aliado e a certeza de que esta não se tornará obsoleta, principalmente quando falamos de comunicação para as empresas aonde há
uma maior preocupação com a proteção das informações transmitidas.
Uma outra questão é o fato do celular ser associado a uma comunicação mais informal, o que torna ele pouco interessante para as empresas que querem alcançar maiores objetvos.
No caso do desaparecimento ds terminais fixos, deixaríamos de lado aquela visão do funcionário sentado na sua mesa de escritório.
Caso isto venha a acontecer os provedores de serviço de telefonia seriam os primeiros a sentir o seu efeito, além deles seriam afetados os especialistas em pesquisas de opinião e os políticos.
Teremos também uma larga mudança para as operadoras de telefonia fixa, que terão as suas receitas mais vinculadas a assinantes de telefonia móvel, ou seja mudança no foco de investimento.
As operadoras de telefonia vem sofrendo duramente com a concorrência das operadoras de cabos, como exemplo destas empresas temos a Comcast e a Time Warner(EUA),
estas conseguem atrair muitos clientes através de suas ofertas de comunicação baseadas no uso da Internet.
Ainda que o número de clientes que tem vínculo com a rede fixa esteja caindo, as operadoras terão que gastar bilhões de dólares na sua manutenção.
As operadoras de telefonia fixa a partir de então deverão reformular o seu modelo de negócios, os especialistas em pesquisa de opinião também já começam a pensar como que desenrolará o
seu trabalho sem o uso dos telefones fixos, já que estas dependem diretamente do uso dos telefones fixos.
As chamadas oriundas de centrais de empresas de pesquisa de opinião não podem ser destinadas para terminais celulares, sendo preescrito em lei.
Isto acontece pois quando esta é veiculada a um terminal móvel, há uma maior chance de seu receptor distorcer os dados.
Uma outra realidade que deverá ser considerada é aquela imposta aos políticos que a partir de então deverão fazer uso de marketing através da internet, como exemplo temos: Blogs, anúncios
em pop-ups e comerciais para internet, já que o custo de realizar campanhas através de chamadas para celular seria muito alto.
A partir destas evidências fica claro que o telefone fixo ainda se manterá por algum tempo, já que ele tem um bom nível de proteção e confiança, além de ser bem útil em situações de
emergência, pelo fato dele poder ser localizado facilmente, fazendo com que a economia dos outros sistemas não seja um fator tão relevante.