Os desafios da carreira de professor no Brasil
Por: Pedro B.
11 de Agosto de 2018

Os desafios da carreira de professor no Brasil

Ciências Sociais Sociologia Política Ciência Política

Os atuais professores tem desencorajado muitos estudantes a seguirem a carreira, assim cada vez mais aqueles que cogitam entrar na profissão não levam a idéia até o final; dentre os fatores que levam a este desinteresse estão: Os maus salários, as péssimas condições de trabalho e a falta de reconhecimento.

Para corroborar esta dura realidade são passados aqui alguns dados:" A cada 100 jovens que entram no curso de pedagogia e licenciatura, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísiso Teixeira(INEP).

Há também grande dificuldade de atrair os melhores alunos do ensino médio, justamente pelos maus salários e a falta de reconhecimento. Para estudiosos da área, é preciso que haja uma revisão nos valores de salário pago aos professores, para que possamos trazer mais bons alunos para a função e consigamos melhorar a nossa capacidade de formação de novos alunos.

Para agravar mais ainda o quadro que já é difícil o jovem lida no seu dia-a-dia com professores estresados e desmotivados, assim estes profissionais acabam passando aos seus alunos noções de que a função é ingrata e árdua.

Ao perceber o desafio e as dificuldades que deverão ser encaradas, muitos desistem e vão seguir outras profissões que remuneram muito melhor.Não há em muitos estados nem o cumprimento de piso mínimo para a categoria.

Há uma tentativa do governo(MEC) ,nos últimos anos, de valorizar mais os profissinoais da educação através de uma política nacional de formação de professores, já articulada à base Nacional Comum curricular.

As tentativas de mudanças desta dificil realidade ainda são muito poucas ou insignificantes. Não há perspectiva nenhuma de melhoria, pelo contrário vivemos um total retrocesso na educação nacional, ao ponto de serem cortadas bolsas de mestrado e doutorado por causa de rombo fiscal causa por nossos próprios gestores.

É muito importante valorizarmos os nossos educadores, eles estão trabalhando sem motivação por causa dos baixos salários e da falta de reconhecimento da sociedade, desta forma vamos sempre viver um grande atraso, não podemos mais aceitar este entrave aos nossos educadores, acorda povo brasileiro, vamos mostrar para eles o que é ser cidadão, somos capazes de mudar este quadro sim. Sem sacrifício não há mudança não. E se cada um fizer um pouco iremos ter uma nova realidade sim, vamos mudar isto pressionando os engravatados lá de brasilia a aprovar medidas que priorizem nossos educadores, para que os nossos jovens não sofram o que nós estamos sofrendo. MErecemos um país melhor e de oportunidades, mas para isto devemos lutar e protestar mais estamos muito inertes ainda, aqui a coisa só funciona com pressão, povo unido jamais será vencido. Acorda Brasil!!!.

R$ 60 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 185 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 15 de agosto de 2018

Pedro, sua discussão é muito importante. Além da questão do retorno financeiro, há muito o que discutir: como possibilitar motivação e reciclagem constante dos educadores e estudantes, recursos nas escolas e abordagem de novas ideias. Parabéns pela escolha do tema!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil