Os mitos e verdades sobre o consumo de sal
Por: Pedro B.
15 de Agosto de 2018

Os mitos e verdades sobre o consumo de sal

Medicina Fisiologia Humana

A partir de uma certa idade, seu médico se dirige a você pedindo para que você diminua o consumo de sal. Porém, uma nova pesquisa publicada na edição de 11 de Agosto de 2018 da revista The Lancet está contestando esta recomendação, devido os resultados obtidos por um estudo internacional de larga escala.

Neste recente estudo foi acompanahdo 94000 pessoas em 18 países por uma média de oito anos. Estes participantes tinham idade média de 35 a 70 anos, faixa etária de maior probabilidade de  acometer doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, até antes da pesquisa tinham como principal fator de ocorrência o consumpo excessivo de sódio. Assim eles descobriram que apenas as pessoas que consomem mais de 5 gramas de sódio por dia(que é cerca de 2,5 colheres de chá de sal) correm maior risco de probemas relacionados. Apenas 5% das pessoas pesquisadas nos países desenvolvidos chegam a bater esta quantidade de ingestão de sal.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde da População(PHRI) ad MacMaster University e Hamilton Health Sciences, no Canadá, completaram o estudo com pesquisadores de outros países. Tendo examinado pessoas de diferentes países, como : Argentina, Brasil, Canadá, China, Índia, Irã, Filipinas, Polônia, Arábia Saudita, Africa do Sul, Suécia e Tanzânia. Estes em sua maioria ingeriam de 3 a 5 gramas por dia. Nos Estados Unidos os participantes não foram acompanhados, no entanto os Centros de Controle de Doenças estimaram que o americano consome em média 3,4 gramas de sódio por dia.

A OMS(Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de menos de 2 gramas de sal por dia como medida preventiva contra doenças cardiovasculares. Apesar destas recomendações não há muitas evidências de que o indivíduo alcança tal melhoria de saúde com níveis tão baixos de sódio, conforme dito pelo co-autor do estudo Andrew Mente. em um comunicado de imprensa.

A American Heart Association(AHA) aconselha o consumo de menos de 1,5 gramas de sódio por dia para pessoas com risco de doença cardíaca e/ ou com pressão alta.

Apesar de muitos não saberem a causa exata da pressão alta, a teoria explica que com a ingestão de uma grande quantidade de sal seu corpo acaba precisando reter mais água para lavar o sal do corpo, segundo a Cleveland Clinic. Esta água extra coloca pressão sobre o seu coração, aumentando a quantidade de líquido que deve bombear através do corpo, o que pode causar o aumento da pressão arterial.

Este estudo, não é o primeiro a questionar se realmente existe uma relação entre a redução do consumo de sódio e a redução do risco de ataque cardíaco.

"Somente em sociedades com maior ingestão de sódio, aquelas com consumo maior que 5 gramas de sódio por dia, como ocorre na China, que é possível relacionar a ingestão de sal a eventos cardio vasculares como ataque cardíaco e derrame cerebral". Explicou Mente. Nas sociedades com consumo abaixo de 5 gramas de sal por dia as probabilidades de ocorrência acidente vascular cerebral não tiveram aumento.

Assim devemos sempre lembrar de consumir o sal,  mas de uma maneira controlada para que evitemos aumentos súbitos na pressão. E de tempos em tempos ir ao médico para avaliar melhor a nossa saúde. É de vital importância o sódio, mas em exagero acabamos forçando muito o organismo, e nestes casos poderemos ter danos sérios sim. Além de ater ao consumo de sal devemos lembrar de ter hábitos que fortalecam mais nossa saúde, como: Pratica de esportes, dormir mais cedo. A saúde deve ser pensada como uma ação completa onde tudo deve estar em uma boa sintonia.

R$ 60 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 185 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil