Uso de armas químicas e suas implicações
Por: Pedro B.
12 de Agosto de 2018

Uso de armas químicas e suas implicações

Geografia Geopolítica ENEM agentes nocivos Política Geografia Geral

Desde longa data que há entre os governos de diferentes países(oriente médio principalmente) inúmeras rivalidades, isto acaba favorecendo o uso das armas químicas. Dentre estes governos podemos citar como grande exemplo o governo Bashar Al- Assad(Síria), onde inúmeros rebeldes foram mortos na região da Guta Oriental, no subúrbio da Capital Damasco. Isto levou a reação da comunidade internacional que condenou o ataque.

A maioria dos países abriu mão de utilizar este tipo de arma através   de um tratado multilateral assinado em 1993, que está em vigor desde abril de 1997. Chamado Convenção das Armas Quimicas (CAQ), assinada por 191 países membros, representando um fatia de 98% da população mundial.

A Síria mesmo tendo assinado o acordo em 2013, fez uso de armas químicas contra seu próprio povo. Em um inquérito conjunto da Organizações das Nações Unidas e da Organização para a Proibição de Armas Quimicas, concluiu que o governo Sírio usou o agente nervoso sarin e o gás cloro como armas, fato último que tem sido negado pelo Governo Sírio.

O uso de armas químicas é duramente combatido em todas as suas categorias, já que causa muito sofrimento as suas vítimas e atinge pessoas inocentes por se espalhar rapidamente no ar, além de ser largamente utilizada em governos ditatoriais para eliminar as minorias, ela também foi amplamente usada na primeira guerra mundial.

O ambiente de Guerra deve sempre prezar pela segurança daqueles que estão próximos aos alvos, assim o uso de minas, armas químicas e bombas de fragmentação, são proibidos internacionalmente.

Poupar vidas e sofrimento nos campos de guerra já era uma preocupação antiga, conforme dito pelo pesquisador Olivier Lepick, " O direito romano já estipulava que não era permitido ir para a guerra com armas envenenadas".

No século XIX, as convenções de Bruxelas e de Haia proibiram o emprego de armas envenenadas, informa a AFP. Apesar deste acordo assinado por muitos países, já na primeira guerra mundial houve uso por parte dos alemães de armas químicas em Ypres na Bélgica, onde mais de 15 mil soldados morreram. Isto foi tratao pela comunidde internacional como crime de guerra. O que não impediu de muitos dos aliados usarem armas químicas também.

A atual sociedade não tem tido uma boa noção de boas condutas, nem em outras eras, assim assinam-se tratados em vão. É importante que a sociedade mais justa e de bom senso passe a fazer parte deste sistema de tratados de não uso de armas químicas, isto para diminuir um pouco o ímpeto covarde que muitos governantes tem. Infelizmente isto é de difícil solução, mas educando melhor os nossos cidadãos e trazendo-os para estes conselhos acredito que estas mortes podem diminuir, já que um povo mais bem educado acaba trazendo ambientes mais pacíficos. A via melhor de organizar uma sociedade com iguais oportunidades é através do diálogo e da promoção do bem estar, não é através de guerras.

 

R$ 65 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (67 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 192 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil