Dicas para Concursos Públicos: Antes da Prova

História da Arte Concurso Profissional
Dicas para Concursos Públicos: Antes da Prova
Pedro de Faria
em 26 de Janeiro de 2015

Antes da Prova:

 

 

  •          Leia o edital com calma e paciência. Imagine um concurso público como um jogo de tabuleiro: quem lê as regras da caixa sabe como o jogo funciona e tem mais chance de “vencer”. Além disso, é no edital que estão todos os conteúdos que serão cobrados na prova.

  •          Planeje seus estudos com antecedência, se possível com orientação profissional de um professor particular.

 

 

o   Se você tiver tempo, busque estudar a fundo cada um dos temas do concurso, isto é, cada um dos itens que o edital te indica (por exemplo: morfologia, análise sintática, acentuação gráfica, matemática, legislação específica, etc).

 

 

o   Se o tempo for curto foque em questões e simulados, anotando sempre as principais dificuldades para tirar com o professor.

 

          Tenha um caderno de estudos, use-o muito, rabisque, pinte, desenhe, se necessário. O caderno serve como forma de “organizar” a cabeça, e tem a vantagem de ser um objeto pessoal: são suas ideias organizadas da forma mais confortável para você.

  •          Planeje o tempo. Tenha uma quantidade de horas ou ao menos um período do dia para estudar (manhã, tarde ou noite). Qualquer estudo pede um certo comprometimento.

  •          Depois de reservar o tempo de estudo, não deixe de fazer as coisas que te façam bem, como ver um bom filme, sair para beber com os amigos, namorar, fazer exercício, etc. Um bom estudo é como uma boa dieta: o importante não é deixar de comer coisas boas e sim MODERAR e criar um hábito novo e mais saudável.

  •          Não se preocupe com o resultado. Concursos são difíceis e imprevisíveis, mas não impossíveis. Com uma boa rotina de estudos e persistência, em algum momento o resultado virá.

  •          Jamais dependa do resultado do concurso para “tocar” a vida. Quanto mais sacrificante for o processo de estudo mais dolorida será uma não aprovação. Busque sempre um meio termo saudável.

Campinas / SP
Graduação: Direito (FACAMP )
Formado em Direito pela Facamp, membro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI - FCM-UNICAMP). Possui especialização em Direito Público.
Direito Constitucional, Gramática para concursos públicos, Ciências Sociais - Sociologia, Ciência Política, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito - Penal
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil