Como adquirir fluência no idioma?
Por: Marina D.
25 de Março de 2017

Como adquirir fluência no idioma?

Inglês Fluência Leitura Fluente Básico Avançado Tradução Speaking Pronúncia Intermediário Nível Avançado Vocabulário Online Writing Literatura Escrita Listening Reading Cotidiano Palestras Aprendizado Conversação Entrevistas English Trabalho Interpretação De Texto Negócios Cambridge English Teacher Cursos Música Dúvidas

Oi galera!
Esse post é para quem já tem um nível de inglês mais avançado e quer adquirir fluência, também será bem útil para aqueles que já a algum tempo não tem contato com o idioma e quer relembrar algumas expressões.
Nesse post, vou deixar-lhes algumas dicas de como manter fluente suas habilidades essênciais: Writing, Listening, Reading e Speaking. Você precisará ser fluente nestas habilidades em todo o momento que precisará usar inglês para se comunicar em ocasiões de palestras, cursos, negócios e visitas ao exterior.

Vamos começar!


Jogos de inglês para treinar a escrita

Jogos de inglês são ótimos para treinar suas habilidades de Writing, quanto mais você praticar a escrita, mais vai ficar fera no idioma!
Eu recomendo a série de livros 300 Passatempos em Inglês , da Editora Coquetel, onde você encontra diversos tipos de passatempos como palavras cruzadas, caça palavras, testes de idioma, interpretação de texto e etc. O valor unitário dos livros da série custam de R$13 a R$20. É uma ótima opção na hora de fazer de break, no intervalo do trabalho, da universidade, no trem, metrô ou ônibus, você se diverte e ainda aprende um idioma!

Testes de inglês

Testes de inglês são muito bons para você poder acompanhar a evolução do seu aprendizado, além de aprender com as perguntas que você errou, você recebe uma porcentagem de 0% a 100%, o que indica se o seu nível de inglês atual é básico, intermediário ou avançado, de acordo com a porcentagem, você pode, no seu tempo, estabelecer metas para realizar o teste até atingir 100% de eficácia. Alguns testes interessantes são:

Cambridge English

Teste meu inglês

Geniol

EF Education First

Literatura Estrangeira

Nada melhor para aperfeiçoar a leitura do que ler! Então procure ler poemas, poesias, estórias e contos em inglês. Algumas parábolas e fábulas são interessantes, pois utilizam uma liguagem básica e é possivel ter contato com palavra de uso cotidiano, como animais, elementos da natureza, elementos da casa e etc, além de ensinar a contar histórias. Livros de estórias infantis, como A Branca de Neve, O Gato de Botas, O Mágico de Oz e etc são ótimos para ampliar o vocabulário. Se quiser algo mais rebuscado, procure por livros de linguagem narrativa, como Sherlock Holmes, Star Wars, Harry Potter e etc. Quadrinhos em inglês também são ótimos aliados do vocabulário. Uma leitura que sempre recomendo, se você não sabe o que ler e quer se tornar fluente de uma maneira rápida, leia Shakespeare.

Notícias

Ler notícias em inglês também é uma boa pedida para ficar por dentro das palavras e expressões e das notícias da onde você pretende ir. Algumas das páginas onde pode ser lidas são:

BBC 

CNN

The New York Times

The Australian

The Canadian Press

Irish Times

The Aucklander

Vídeo

Assistir a entrevistas, filmes e talk shows faz toda a diferença na hora de turbinar o seu inglês, entrevistas com os seus artistas favoritos, talk shows como David Letterman e Oprah são formas bem divertidas de aprender. Assistir a filmes e séries com legendas em inglês e áudio em português, legendas em português e áudio em inglês e sem legendas com áudio em inglês tem uma grande importancia na hora do aprendizado, o site que eu indico onde você pode assistir filmes em inglês com legendas em vários idiomas é a Ororo Tv .

Músicas

São ótimas para praticar o seu Listening! Com certeza você conhece ou gosta de algum artista que cante em inglês, pegue a letras originais da música e acompanhe, tente traduzi-la sozinha(o), se não conseguir, procure a tradução e associe as palavras da letra em inglês com a letra em português. Treine também a pronuncia, lendo e cantando em inglês, assim além de adquirir fluencia, você também não vai mais passar vergonha ao cantar músicas em inglês kk.

Speaking

Baixe aplicativos na loja do seu celular e treine seu inglês, esses aplicativos para celular, geralmente ensinam uma linguagem básica mas garantem alguma noção do idioma, você pode baixar vários e excluir os que não achou interessante, ter uma média de 3 a 1 app para aprender inglês no celular é uma boa média dependendo do seu nível do inglês. Você pode treinar nas horas vagas, contando com as habilidades de Writing, Listening, Reading and Speaking, sem precisar dispor de caneta e lápis.
Eu indico, para quem já possui um nível de intermediário a avançado, conversar em inglês na internet com os nativos no site Busuu , que é ótimo para aprender diversos idiomas e você pode se comunicar online com nativos dos idiomas que você está aprendendo e estrangeiros que estão aprendendo o seu idioma, e conversar com eles via chat.
Já para você que possui um nível avançado e quer treinar o seu Speaking, fazer aulas de conversação com um Particular English Teacher é o ideal para tirar suas dúvidas e treinar o idioma com alguém do seu nível.

Hope you enjoy it!

Be free to send a message if you have any doubts.

So long!! ._.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil