Estudando e Cantando e Aprendendo a lição!
Por: Marina D.
19 de Julho de 2016

Estudando e Cantando e Aprendendo a lição!

Inglês Nativo Básico Tradução Pronúncia Iniciante Vocabulário Fala Traduções Cotidiano Entrevistas Provas Gírias Viajar Escrever Música



 Hey There! How are you doing?
 Hoje vamos aprender cantando! Isso mesmo! Sempre digo para os meus alunos e alunas que o primeiro passo para aprender inglês é aprender a gostar do idioma! 
 Eu, por exemplo, amo a língua inglesa! Pois a maioria dos artistas que admiro falam inglês, foi assim que decidi aprender, para poder entender o que eles dizem em entrevistas, nas músicas e etc.
 Alguns acreditam que misturar estudo com entretenimento não funciona, eu já tive inúmeras provas de que funciona sim, eu sou uma delas. Acredito que se você gosta de ouvir música, assistir filmes, jogar e etc com certeza já deve ter se deparado com o idioma, pois querendo ou não, o inglês faz parte do nosso cotidiano e não percebemos.

Pessoas com todos o níveis de inglês podem aprender com música, e eu vou lhes mostrar como:

NÍVEL BÁSICO
Se o seu nível de inglês é iniciante ou básico, significa que você está começando a aprender o idioma agora e não sabe muitas palavras, ou que você já tem uma pequena noção, mas não consegue conversar muito além de seu nome, idade e local onde mora. Indico para alunos(as) desse nível, treinar com uma canção de ninar. A pergunta você deve se fazer é: ''Como aprendi português?'' dai você pega uma folha em branco e numera 5 tópicos com as respostas, por exemplo:
- Ouvindo constantemente outras pessoas falarem o idioma
- Corrigindo meus erros
- Descobrindo o significado de palavras que não conheço
- Ouvindo canções de ninar
- Assistindo desenhos animados

Feito isso, você numera novamente os tópicos, do que você acha mais importante ao de menos importância e começa tudo de novo, como se você fosse um novo nativo a aprender o idioma. Afinal, como os americanos, ingleses e nativos das demais nacionalidades falantes do inglês aprenderam o idioma? Da mesma forma que vc aprendeu o seu. 

Para dar continuidade, vamos ouvir essa música:

1. Primeiro, você vai ouvir, acompanhar a letra e assimilar as imagens com a mensagem que a música transmite.
2. Depois, você vai cantar a música acompanhando a letra, estilo Karaokê, mas tem que cantar! Como você quer falar e pronunciar bem a palavras sem treinar? Pode cantar!
3. Quando estiver craque na letra, pronuncia das palavras, tempo, ritmo e souber mais ou menos do que se trata a letra da música, ai pode procurar a tradução. Se der pra você imprimir a letra em inglês (versão original) e em português (traduzida) é melhor. 
4. Quando você tiver com a letra em mãos, marque as palavras em inglês que você já aprendeu.
5. Repita o exercício até saber o significado e pronúncia de todas a palavras.
6. Espere passar uma semana do exercício feito e assista a esse vídeo de novo, sem pausar.
7. Assista novamente cantando e pronunciando as palavras corretamente, no tempo da música.
8. Assista novamente cantando, pronunciando as palavras corretamente e traduzindo a música sozinho(a), no tempo da música.
9. Parabéns!!! Quando conseguir, avance para a próxima música;

NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Nesse nível, você já está apto a ter uma conversa mais longa com nativos. Se apresentando, falando sua idade, o local onde mora, sabe indicar endereços, contar, escrever, ler e entender o principal, pedir uma comida no restaurante, pedir informações e etc. Para você, aconselho trabalhar com músicas lentas, que você goste e que fale o inglês de forma clara.

Assim como nessa música que vamos escutar:

Estudar ouvindo Cliff Richard é muito bom, porque o cantor faz performances referentes a letra durante o show.

1. Primeiro, você vai ouvir, acompanhar a letra e assimilar a performance do cantor com a mensagem que a música transmite.
2. Você vai treinar a pronuncia das palavras e com certeza aprender palavras novas.
3. Depois de treinada a pronuncia, você vai escutar a música novamente e cantar junto com a letra da música, no mesmo tempo, até conseguir acompanhar sem pausar.
4. Feito isso, você vai pegar a letra em inglês (versão original) e em português (traduzida), e marcar na letra em inglês as palavras que você não conhece e buscar seus significados.
5. Você vai reescrever as duas letras juntas
Exemplo:
Inglês: ''I've had nothing but bad luck''
Português: ''Tive nada além de má sorte''
6. Depois de estar com a letra em mãos (como no exemplo anterior), releia e pratique a pronuncia das palavras novamente, assimilando a cada frase as palavras nas quais você não tem muito contato.
7. Depois de escrever e ler a letra completa, treinando a pronúncia e assimilando palavras, assista o vídeo novamente, sem cantar, prestando atenção somente na performance do cantor quando fala determinadas palavras.
8. Escute a música (não é necessário dar atenção ao vídeo) relendo o que escreveu e treinando novamente a pronúncia e significado das palavras.
9. Quando já estiver com palavras novas no vocabulário e com a pronúncia afiada, assista o vídeo novamente, cantando no estilo Karaokê, no mesmo tempo e ritmo, sem errar a pronuncia, entendendo perfeitamente o que a letra diz e sem pausar
10. Se você conseguiu concluir os passos anteriores com êxito parabéns!! Já pode passar para a próxima música.

Obs: Se achar necessário, após concluir o exercício dê o prazo de uma semana e volte as mesmas músicas que você escolheu e cante junto, treinando a pronúncia e os significados, sem pausar.

NÍVEL AVANÇADO
Nesse nível, você já pode viajar pra qualquer lugar que fale inglês e treinar sua pronuncia com nativos. Você já está apto a ter conversas sobre os mais variados temas, já sabe algumas gírias e expressões populares, além de ter uma vocabulário ampliado e entender o sentido completo de textos. 

Para você, indico músicas como esta:


1. Para fazer esse exercício, sempre escolha músicas lentas, mas não tanto.
2. Perceba que na música acima, algumas palavras possuem pronuncias que se conectam, ou seja, duas palavras se unem na hora de ser pronunciadas, formando uma só. Como é o caso de ''Don't Ever'' que se pronuncia ''Donever'' e de ''Night Through'' que se pronuncia ''Naifru''.
3. Escute a música acompanhando a letra.
4. Cante a música duas vezes ou quantas achar necessário, no estilo Karaokê, treinando bem a pronuncia das palavras.
5. Depois, anote as palavras que você não conhece.
6. Assista ao vídeo novamente e coloque ao lado das palavras que você anotou as possíveis traduções de cada uma delas. De acordo com o que você acha, sem colar!
7. Após isso, formule duas frases em inglês com cada uma dessas palavras. Escute a música novamente e faça suas alterações ou defina um significado para cada uma delas.
8. Com as frases feitas e significados definidos (por você), brinque novamente de Karaokê, mas, ao invés de focar somente na pronuncia, foque também em tentar traduzir a letra.
9. Procure a real tradução das palavras nas quais você não conseguiu definir um significado e escreva a letra traduzindo-a você mesmo.
10. Escute a música acompanhando a tradução que você escreveu e faça as alterações necessárias.
11. Agora assista ao vídeo, sem pausar, e cante a música no mesmo tempo e ritmo, compreendendo tudo o que está sendo dito.
12. O objetivo é entender e tentar traduzir sozinho(a) a letra, e pronunciar todas a palavras corretamente, sem medo de errar, como se estivesse cantando em português.
13. Quando atingir o objetivo 12, procure a tradução da música e compare com a que você fez, percebendo erros e acertos.
14. Repita o passo 12.
15. Feche seus olhos e escute somente a música. Prestando atenção de novo na pronuncia e absorvendo o contexto.
16. Tente escutar somente a música e cantar com ela no mesmo tempo pronunciando corretamente as palavras, sem ler.
17. Você passará bastante tempo no passo 16, quando concluir, escute somente a música novamente e acompanhe sua tradução corrigida.
18. Repita o passo 16. Feito isso corretamente, avance para a próxima música.

Congratulations students!!!
Hope you enjoy it! ;)

Sintam-se a vontade para mandar qualquer dúvida por mensagem aqui no Profes. Enquanto isso, vamos caminhando e cantando e aprendendo a lição ☊

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil