Táticas de Listening
Por: Marina D.
18 de Novembro de 2015

Táticas de Listening

Inglês Fluente Tradução Viagem Pronúncia Travel Fala Listening Palestras Aprendizado Língua Escrever Música

Eu e os meus macetes novamente! 
Dessa vez, iremos falar sobre Listening, sobre os motivos pelos quais ele se torna dificil, como driblar essa dificuldade, e depois, é obvio, faremos uma pequena viagem a ilha caribeana de Barbados (onde se fala o inglês como primeira lingua nativa), e ver o que este lugar tem a nos oferecer.

O Listening é um artificio muito importante de qualquer idioma que você escolha aprender, pois ele lhe deixará mais perto da lingua em questão, onde você pode treinar a pronuncia e compreensão de uma só vez, sendo via podcasts ou mesmo videos, filmes, palestras, programas de TV, jornais e etc de nativos falando o idioma. O que também é um grande aprendizado, e vamos fazer hoje!

Vários alunos meus vem com essa história: O listening é muito dificil, pois as pessoas falam muito rapido as palavras. Ou então: tenho dificuldade no listening pois quero traduzir tudo o que falam.
No listening o que vale não é a tradução, é a compreensão. O motivos pelos quais os alunos tem mais dificuldade na compreensão do listening são:

1 - Achar que pode dominar qualquer nível de listening

Assim como tudo na vida, por exemplo, quando você entra em uma empresa, não há possibilidades de crescer rapidamente se você não dominar o seu nível atual. Deste modo também acontece com o listening, se você não está acostumado com audios em inglês, comece treinando por exemplo, com músicas infantis cantadas em inglês com legenda, depois avance para uma música calma, com violão e legenda, até chegar por exemplo numa música de rock, com legenda. Depois, experimente escutar qualquer música em inglês e sem legenda, faça isso diariamente, e verá como a cada dia você ficará melhor em aprender o idioma. Teste assistir videos, talk shows, jornais e palestras em ingles (com legenda), e depois reassisti-los sem legenda, até compreender um maior número de palavras. Finalmente, pule para os podcasts e tente escutar o máximo possível nativos do idioma falando sem legenda. Mas preste atenção, nunca, NUNCA, tente traduzir o que uma pessoa fala ao mesmo tempo em que a escuta. O seu objetivo é se tornar fluente, e isso acontece naturalmente, quanto mais você treinar, menos você vai traduzir e mais você vai compreender.

2 - Distrações

Não fique viajando enquanto estuda o listening, por exemplo, você escuta uma locução de um desfile de moda, enquanto isso, pensa numa camisa que deve comprar, na roupa que tem que lavar, e até mesmo na mancha de café que caiu na sua camisa hoje de manhã. Você deve ter foco, e principalmente concentração. Quando for estudar o listening, você vai estudar o listening e só vai sair de lá quando souber pelo menos 80% do que está ouvindo, e nada vai lhe impedir. Basta você querer.

3 - Antipatia

Este fator, acontece quando você odeia cozinhar e sua professora te passa um listening de um video de culinária com um Chef ensinando a fazer massa de macarrão ou a literalmente, encher linguiça. Ai você fica o video todo pensando: ''puts que merda meu, odeio cozinhar'', ou então: ''que trouxa, por quê ele não simplesmente compra o macarrão e a linguiça?'' FUCK OFF. Se você não entender ele falar: Eggs, Cheese, Pasta, Tomato, Pineapple e etc,  você não vai ser bem atendido numa feira, supermercardo ou restaurante, somente porque não viu com  atenção o video  do  pobre Chef. Pense bem, todo o conhecimento sempre pode ser bem vindo, principalmente, quando se fala em idiomas, aprendizado e oportunidades.

Vamos praticar o listen!

No video a seguir, temos a opção de assistir ou não com legenda. É uma breve história dos pontos turisticos e culturais Barbados.

Assita pelo Youtube

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=JKK1xipgUbw

Primeiro, você vai assistir ao video (sem pausar) e fazer um breve resumo mental do que entendeu.
Em seguida, irá assisti-lo novamente, identificando palavras que não reconhece e atribuindo a cada uma o seu significado, por exemplo:
- Scroung: furtar
- Heritage: herança
- Cricket: grilo
- Overflowing: transbordando
- Bygone: passado
- Duty: dever
- Beaten track: trilha batida
- Pounding: martelando
- Settlers: colonos
- Snorkeling: mergulho
- Endangered: ameaçados
- Tram: bonde
- Tight: justa
- Meandering: vaguear
- Guided: guiada
- Craftwork: artesanato
- Fit: caber
e etc.
Depois, tente memorizar e repetir certamente o maior número de palavras que você anotou. Assista ao video novamente sem pausar.
O terceiro e último passo consiste em identificar os pontos turisticos citados no video (farei isso para demonstrar) e escrever uma descrição para cada um deles (é com você!).
- Sunshine
- little England Barbados
- Saint John's Church
- Sugar plantation house
- Gun hill signal station
- Lyon Sculpture
- Jeep adventure
- Bathsheba
- Carribean Sea
- Harrison's cave
- Waukee 12
- Foursquare Rome distillery
- Medford mahogany
- Catamaran cruise
Para completar a magia, leia e releia os pontos turisticos e as descrições diversas vezes, e por fim, assista ao video pela ultima vez, sem pausar.
Você vai se sentir o mestre e querer comprar logo uma passagem para Barbados! kk

See ya in the next travel and lesson!
Any doubts is just chat me here.
 Regards,
               Teacher Marina Dumont.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil