Estoque de Segurança - Ter ou não ter?
Por: Wagner R.
30 de Março de 2015

Estoque de Segurança - Ter ou não ter?

Matemática EM

A resposta para esta pergunta é simples: depende!

 

Isso mesmo, depende da situação na qual o negócio de sua empresa está alicerçado. Existem vários paradoxos na Logística que compõe uma série de Trade-Offs, deixando profissionais em dúvida quanto ao melhor caminho a ser seguido. Não existe fórmula mágica para decidir ter ou não estoques, mas sim a avaliação dos impactos nos Trade-Offs da Logística e a sua relação com o resultado esperado em sua empresa.

 

Eu explico...

 

Você pode considerar que o aumento de estoques é prejudicial ao resultado financeiro no EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization - em Português: Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), porém pode ser uma condição essencial exigida pelo Cliente em contrato, para que sua empresa tenha certa cobertura (normalmente em dias) com o objetivo de garantir abastecimentos em casos de variações de demanda. Ou seja, você afeta negativamente o quesito Estoque, mas melhora o quesito Performance de Atendimento e por consequência a Satisfação do Cliente.

Outro exemplo clássico é a relação Estoque e Transporte (seja este por conta do cliente ou do fornecedor). Se queremos menores quantidades de estoque em nossas prateleiras de Almoxarifado, isso pode significar maior número de coletas de material em pequenos lotes, que pode impactar em aumento de custo de transporte. Este outro Trade-Off normalmente ocorre durante a implantação de Lean Manufacturing nas empresas, onde Produção e Almoxarifado devem conter a menor quantidade de materiais possível. Vale lembrar que Estoque de peças - seja material ou produto acabado - nunca é saudável para o negócio, a menos que seja exigido pelo cliente um determinado padrão de cobertura. Estoque é capital parado, e isso piora quando se trata de Produtos Acabados, pois estes agregam ao custo de material todos os demais custos ligados à produção dos mesmos (Mão-de-obra, energia, movimentação, etc.).

Materiais importados, com longos Lead Times, e que obviamente dependem de um sistema aduaneiro para serem liberados, podem ter os impactos de um Canal Vermelho minimizados por existir um Estoque de Segurança composto dentro da unidade fabril.

Existem ferramentas muito úteis na hora de definir a política de estoques da empresa. Uma delas é a Matriz ABC/XYZ, que demonstra claramente através da relação demanda x frequência (considerando os valores em estoque) se devemos aplicar sistema de consignação, estoques de segurança, Just In Time, dentre outros métodos.

 

Vou desenvolver um tópico somente para Trade-Offs da Logística, e outro sobre ABC/XYZ, pois são temas de grande relevância para profissionais de Logística e merecem ser tratados de forma mais abrangente.

 

Em caso de dúvidas, entrem em contato comigo e terei o maior prazer em saná-las!

 

Um forte abraço,

 

Wagner Rossetti

Professor Tutor

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil