Fornece ou não fornece, eis a questão

A importância do processo de Desenvolvimento e Homologação de Fornecedores

Administração Supply Chain Management
Fornece ou não fornece, eis a questão
Wagner R.
em 25 de Abril de 2019

Já ouviu a expressão “ter mais sorte que juízo”? Então, ela se enquadra totalmente à realidade de muitas empresas quando o assunto é Desenvolvimento de Fornecedores.

Optam, erroneamente, por iniciarem sistemas de abastecimento de materiais ou prestação de serviços sem que tenha ocorrido uma análise minuciosa dos candidatos ao fornecimento. Não é raro encontrar casos onde nem contratos tenham sido firmados, ou seja, não há qualquer garantia legal que se sustente em situações onde há uma quebra de acordo. É o famoso “acordo de fio de bigode”, onde um lado fala, o outro acredita, e tudo bem!

Mas analisar todos os dados e os históricos de todos os candidatos a fornecedor não é uma burocracia que só nos faz perder tempo?

Minha resposta é: Depende do nível – isso mesmo, nível – que você deseja que sua empresa atinja! Se você quer uma empresa de alto nível de serviço, com elevados índices de entregas no prazo e com qualidade indiscutível, você precisa garantir que seus fornecedores estejam à altura de suas aspirações mercadológicas, envolvendo boa performance logística, de qualidade, apresentar boa saúde financeira e idoneidade legal (inclusive Trabalhista).

Guarde bem este mandamento. Se você quer receber nota 10 de seus clientes, deve exigir nota 11 de seus fornecedores. Parece agressivo, e é assim que deve ser.

O processo de desenvolvimento de fornecedores é algo muito sério! Nunca deve ser negligenciado por urgências descabidas e argumentos baratos tentando provar que é uma perda de tempo. É necessário averiguar questões muito importantes como Balanços Patrimoniais, Situações Cadastrais e cumprimento das normas trabalhistas conforme legislação em vigor.

Além disso, para os casos de fornecimento de materiais, produtos e subprodutos, é necessário verificar se as promessas feitas por estes fornecedores correspondem, na íntegra, a sua capacidade técnica quanto à produção – Cycle Time, Takt Time, Lead Time, indicadores de qualidade, processos de embalagem, paletização e transporte, dentre outros. Tudo isso deve estar conforme as expectativas dos processos da sua empresa.

Tais fornecedores possuem Certificações? Importante pergunta!! Por exemplo, fornecedores detentores de certificações ISO demonstram que agências ou consultorias competentes atestaram a qualidade e padronização de seus processos.

Você pode até afirmar que “se tiver que realmente exigir todas essas características dos seus fornecedores, alguns candidatos ao fornecimento de materiais ou serviços de extrema importância não poderão fornecer para sua empresa”. Veja bem, se tais fornecedores são tão importantes para o seu negócio, não seria interessante você desenvolvê-los, gerando treinamentos para as equipes deles, auxílio para melhoria de processos e até cedendo equipamentos que possam ampliar a capacidade e a qualidade dos produtos e serviços ofertados?! E isso ainda pode ser colocado em uma mesa de negociação na tentativa de alcançar melhores preços! Já coordenei casos onde realizamos um Extended Value-Stream Mapping, considerando o processo inteiro do fornecedor dentro de nossa cadeia de valor, ou seja, também identificamos pontos do processo dele que poderiam ser – e foram – eliminados, ou otimizados, com grupos de trabalho menores e mais eficientes, reduzindo assim o tempo e o custo da operação. Reduzimos os custos dele e, por consequência, os nossos, pois conseguimos materiais melhores, mais rápidos e com excelentes níveis de estoque (baixo) com garantia de reabastecimento, tudo isso mais barato do que antes. Um verdadeiro exemplo de relação Ganha-Ganha!

Outro ponto que vale destacar: Quando você estabelece uma parceria de fornecimento com outra empresa, se torna, judicialmente, corresponsável pelo que acontece lá principalmente no tocante aos colaboradores que nela trabalham em prol dos produtos e serviços que você contratou. Não entrarei em detalhes sobre a questão jurídica, mas é importante ter em mente que se o fornecedor pisar na bola com as obrigações trabalhistas, pode “respingar” passivos para os clientes dele, além dos problemas de falta de abastecimento em casos como intervenções legais.

Portanto, não vacile! Saiba selecionar sua carteira de fornecedores! É uma forma inteligente de garantir a saúde de seu negócio, e também como ele é percebido por seus clientes e pela sociedade em geral. Se sua empresa não tem competências desenvolvidas para tais análises, existem outras empresas especializadas em avaliação de fornecedores, com ótimos relatórios e sistemas de pontuação. Contrate uma destas para que possa atuar por você, por valores que, sinceramente, são baixos em comparação ao custo da não oportunidade causado pelo desabastecimento, serviço mal prestado, recalls, etc., consequências muito comuns.

Como eu disse, se você quer ser nota 10, exija sempre nota 11 de quem fornece para você, pois no mercado não dá para contar só com a sorte, e é sempre mais prudente ter muito juízo.

 

Se você gostou do conteúdo deste artigo, siga nossa página no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bruynconsulting

Se inscreva também no canal Bruyn Consulting no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCpFW91gPxe1S6JNEK1mo8Yg

1 avaliação
Paulínia / SP
MBA: Logística e Supply Chain Management (UNIMOGI)
PCP - Administração Gestão da Qualidade e Produtividade Administração de Custos Estratégia Empresarial Qualidade - Administração Gestão de Suprimentos Administração Geral
A Bruyn Consulting foi idealizada para ajudar profissionais na aplicação de novas estratégias para melhoria do resultado empresarial com treinamentos.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 150 / aula
Conversar Whatsapp do professor Wagner R. Whatsapp do professor Wagner R. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil