[ESPAÑOL] A importância da IMERSÃO CULTURAL no estudo de idiomas
Wilheim Rodrigues
em 11 de Abril de 2015

Esteja você ainda na primeira semana de aulas ou já estudando para tirar certificações de proficiência, existe uma verdade incontestável que seguramente pode ajudá-lo: IMERSÃO CULTURAL. Mas o que significa isso, como realizá-la estando em terras tupiniquins?



A partir do momento em que alguém decide estudar um novo idioma e, portanto, uma cultura desconhecida, uma forma diferente de enxergar o mundo, é preciso existir comprometimento. E parte desse comprometimento, esteja você em um país de língua oficial espanhola ou não, reside na disposição a conhecer os elementos que fazem parte deste novo universo cultural (seja ele Espanhol, Inglês, Francês etc.). O principal acesso a tais conteúdos é por meio de Filmes, Séries, Livros e Músicas.

Com eles, você começa a adaptar seus ouvidos aos sons inusitados que existem no novo idioma; descobre quais são as principais palavras e expressões usadas no cotidiano; vai adquirindo confiança para falar, pois ganha certeza em como se pronuncia tal ou qual palavra de tanto que a escuta;  e cria-se um vínculo de curiosidade e interesse por todas as complexidades envolvidas neste belo processo de aprendizagem (surgem palavras, expressões e mesmo ditos populares que não existem em português ou mesmo não fazem sentido em português, além de também aparecerem palavras cuja escrita é bastante similar a do português, mas cujo significado é distinto, os famosos falsos cognatos).

 

 




"Poxa, mas não tenho tempo para ficar vendo filmes em espanhol durante a semana só porque você acha que é uma boa sugestão, Wil!". Calma, muita calma nesta hora, senhores e senhores deste meu Brasil varonil. Uma parte importante da ideia de imersão cultural é saber como adaptá-la a sua própria realidade. Você geralmente assiste a 2 ou 3 episódios de uma série televisiva durante a semana? Pois bem, a partir de agora pelo menos um desses episódios tem de ser de uma série produzida originalmente em espanhol. Uma das mais famosas do momento é a série "Narcos", do Netflix.




Sua preferência é por livros? Então faça com o que próximo livro que venha a ler seja em castelhano. Gostaria de uma indicação? Tente "El amor en los tiempos del cólera", de Gabriel García Márquez:

 

 

"Ué, começou falando dos filmes e não vai dar uma indicaçãozinha, seu moço?" Pera lá, senhoras e senhores! Eis que vou indicar uma pequena lista com os melhores filmes de cada país latino-americano de acordo com o site IMDb:

 

 

Por fim, acredito que a ansiedade deve estar corroendo os corações desolados dos aficionados por música que acreditam ser sido esquecidos por este malévolo e desmemoriado professor! Para quitar tal agonia, venho presentear-lhes com uma das canções mais emocionantes e um dos clipes mais lindos já produzidos por este continente tão belo e sofrido:

(ATENÇÃO: a legenda só aparece depois dos 27 segundos porque até ali se fala um idioma local, não o espanhol)

 

Gostou da publicação? Então dê curtir no post, no Blog, na página do Facebook, compartilhe e comente 

Facebook: /wilheimidiomas
Duolingo: Wilheim Idiomas
LingQ: wilheimidiomas

 
São Paulo / SP

30 avaliações
Graduação: Letras -Espanhol (Universidade de São Paulo (USP))
Sou professor de inglês desde 2004 e comecei a lecionar espanhol em 2006, tenho experiência com aulas online via Skype desde 2012. Sou formado em Jornalismo com graduação realizada na Universidade de São Paulo (USP). Morei por um semestre na Espanha, onde estudei Comunicação na Universidade Complutense de Madrid; além disso, já lecionei em escolas de idiomas como Wizard, Cultura Inglesa e Núcleo de Consciência Negra na USP. Enxergo o ensino de idiomas como uma forma de ajudar meus alunos ...
Entrevista em Espanhol, Gramática em Espanhol, Espanhol de Business, Español Avanzado, Espanhol Avançado, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 55 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Felipe Andrade
em 12 de Outubro de 2016

Esse clipe do Calle 13 é foda, post relevante.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Wilheim Rodrigues
em 12 de Outubro de 2016

Valeu, Felipe, muito obrigado!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil