A HORA DA RETÓRICA. ESCOLHA SUA AULA!!!
Por: Adriana C.
03 de Junho de 2015

A HORA DA RETÓRICA. ESCOLHA SUA AULA!!!

Filosofia Platão Aristóteles Política

Boa noite

Na "HORA DA RETÒRICA" apresento diversos temas de aulas baseados em Retórica Grega, abordando Platão, Aristóteles, Cícero, Sofistas entre outros.

Escolha sua aula!!!

Tema 1- A retórica sofista e sua importância na Grécia e na política. Objetivo: Expor a importância da retórica na política e na criação da gramática. Como se dá a heurística (a arte de descobrir temas e conceitos). Discussão das retóricas sofísticas.

Tema 2- A crítica de Platão à retórica de Gógias. Objetivo: Expor a transição do auge da retórica e de sua decadência instituída por Platão.

Tema 3- A retórica aristotélica e o surgimento dos três gêneros do discurso. Objetivo: Expor a criação e classificação das partes de um discurso. A sistematização da retórica.

Tema 4- Os usos da retórica segundo Cícero. Objetivo: Expor os diversos usos da retórica, na poética, no dia-a-dia, na educação. Utilização do livro Os Deveres, livro I.

A série "A HORA DA RETÓRICA" continuará abordando temas desde a veracidade argumentativa, política e a retórica no século xx, na Escola de Bruxelas. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil