O Inglês para Fins Específicos (ESP)
Alba R.
em 04 de Dezembro de 2018

Antes de começar a ter aulas de inglês, pode-se fazer uma busca na Web que vai entregar uma infinidade de siglas e termos dividindo o ensino de inglês em EFL, ESL, ELT... E muito mais. Portanto, antes de contratar um professor, é melhor definir bem o que se precisa saber.

A ideia de que línguas devem ser ensinadas como um instrumento de comunicação que reflita as necessidades dos falantes está nas escolas de Inglês Geral (General English), mas, o GE é baseado numa concepção de realidade que o aluno poderá ter de lidar em inglês no seu cotidiano e não em situações específicas, ou seja, um grupo de adultos do ramo hoteleiro não deveria ter aulas de inglês num curso para adolescentes, pois ele não abrangeria as necessidades específicas de comunicação da área hoteleira. Isso traz a tona o ESP, English for Specific Purposes, ou Inglês para Fins Específicos, que busca suprir as necessidades comunicativas específicas dentro de determinada área.

Embora não se separe totalmente do GE, o ESP requer que o professor, mesmo que não seja da área, tenha preparo para cumprir as etapas de analisar as necessidades dos alunos, o nível de cada um, o discurso específico da área, e os elementos comunicativos presentes no ambiente. Reunindo essas informações deve-se então desenvolver um currículo flexível, que seja realmente proveitoso para aquele grupo ou aluno.

Recife / PE
Especialização: Linguística aplicada ao ensino de língua inglesa (FAFIRE)
Inglês - Inglês profissional Inglês - inglês instrumental Inglês - inglês divertido Inglês - Inglês Geral
Professora de inglês desde 2012, tradutora e intérprete a mais de 12 anos. O aprendizado de inglês tem de ser leve e divertido, venha conferir. Olá, sou Alba Rosa, sou formada em Letras pela UFPE, especializada no ensino de inglês.Sou tradutora na Web e intérprete a mais de 12 anos, e teacher presen ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Alba R. Whatsapp do professor Alba R. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Rosana G.
em 05 de Dezembro de 2018

Oi Alba, interessante o tema do seu artigo, especialmente quando você comenta sobre uma turma de adolescentes + profissionais, certamente ocorreriam dificuldade, já que a abordagem e o conteúdo seriam diferentes. Boas aulas!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Alba R.
em 11 de Dezembro de 2018

Obrigada Rosana, boas aulas para você também!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil