A DILATAÇÃO TÉRMICA
Por: Alex A.
28 de Junho de 2022

A DILATAÇÃO TÉRMICA

Como ela se apresenta nas nossas vidas

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular ENEM Reforço escolar Física básica Termodinâmica Ensino Superior Concursos Física II Termologia Resolução de Exercícios 2º ano do ensino médio Aula particular

Com certeza você já deve ter visto em algum momento da sua vida, situações que envolvem a dilatação térmica. Se uma quantidade de café é colocada dentro de um copo de vidro comum, o copo pode vir a trincar. Isso acontece pois a parte interna do copo se aquece e se dilata. O vidro não é um bom condutor de calor, então a face externa do copo, demora a ser aquecida. Logo, é essa diferença de dilatação entre as partes interna e externa que é a responsável pelo trincamento do copo.

 

Em calçadas que são feitas de cimento, o construtor deve sempre dividir o espaço com ripas de madeira, pois se a calçada for grande demais, com o passar do tempo ela apresentará rachaduras, em virtude da dilatação do concreto. Você também pode observar essa técnica em quadras de esporte.

 

A dilatação pode trazer problemas em algumas lajes de concreto. Com a exposição ao sol, as lajes sofrem dilatação e quando a temperatura diminui, elas se contraem. Em virtude desse processo, podem surgir fissuras no concreto da laje, por onde então a água da chuva se infiltra.

 

Em pontes e em viadutos, são previstas juntas de dilatação que são uma divisão entre duas peças de uma estrutura e serve para que essas partes tenham movimentação sem que tenham contato, ou seja, mantém a elasticidade da estrutura sem que seja danificada. Além disso elas servem para que a estrutura possa se dilatar quando a temperatura aumenta, de forma que não haja danos.

 

Você sabia que líquidos muito gelados e comidas muito quentes podem provocar danos aos dentes?

 

Os materiais que os dentistas usam para obturar os dentes possuem coeficientes de dilatação diferentes, nas variações de temperatura a dilatação ocorre de maneira diferente. Se o material que foi usado na obturação do dente dilatar demais, o dente poderá se quebrar, e se a dilatação for insuficiente, o material se afastará do dente provocando uma fenda, onde haverá infiltrações e, consequentemente, cáries.

 

Em ferrovias, entre dois trilhos é deixado um espaço para que eles possam dilatar, pois se os trilhos estiverem inteiros, sem espaço para dilatar, quando houver um aumento de temperatura, os trilhos dilatarão e se distorcerão, impossibilitando assim que os trens trafeguem pela ferrovia.

 

 

 

 

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Ensino Médio Reforço Escolar em Física Física Básica
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil