
O Efeito Magnus no Futebol

em 11 de Maio de 2023
A datação de espécimes biológicos é possível por meio da técnica de datação por radiocarbono, que utiliza a física nuclear para determinar a idade de materiais orgânicos.
A técnica é baseada na medida da quantidade de carbono-14 presente em um espécime biológico. O carbono-14 é um isótopo radioativo do carbono que é produzido na atmosfera pela interação dos raios cósmicos com o nitrogênio. Quando os seres vivos respiram e se alimentam, eles absorvem o carbono-14 da atmosfera e incorporam em suas estruturas.
Quando um ser vivo morre, a absorção de carbono-14 para, e a quantidade desse isótopo começa a diminuir gradualmente devido ao seu decaimento radioativo. Assim, medindo a quantidade de carbono-14 remanescente em um espécime biológico, é possível determinar a sua idade.
A física nuclear é utilizada para medir a quantidade de carbono-14 presente no espécime. A técnica consiste em contar os átomos de carbono-14 presentes em uma amostra utilizando um detector sensível à radiação. A partir disso, é possível determinar a idade do espécime por meio de cálculos baseados na taxa de decaimento do carbono-14.