
O Efeito Magnus no Futebol

em 11 de Maio de 2023
Quando uma pessoa salta de um avião, por exemplo, ela começa a cair em queda livre devido à força da gravidade, que atrai o objeto em direção ao centro da Terra. Essa queda é acelerada pela força gravitacional, e a pessoa vai ganhando velocidade à medida que cai.
Ao abrir o paraquedas, o equipamento oferece uma grande superfície exposta ao ar, que passa a exercer uma força contrária ao movimento da queda. Essa força é chamada de força de arrasto, e é diretamente proporcional à velocidade do objeto em queda. Ou seja, quanto mais rápido a pessoa estiver caindo, maior será a força de arrasto exercida pelo paraquedas.
A força de arrasto gerada pelo paraquedas aumenta gradativamente à medida que a pessoa desacelera, chegando a um ponto de equilíbrio em que a força de arrasto é igual à força da gravidade. Nesse momento, a pessoa para de acelerar e passa a cair com uma velocidade constante, em equilíbrio dinâmico.
A partir desse ponto, a pessoa começa a descer em queda livre, mas agora com uma velocidade constante e segura, controlada pelo paraquedas. O processo de desaceleração da queda livre é suave e gradual, permitindo que a pessoa chegue ao solo de forma segura.
Portanto, o funcionamento do paraquedas está relacionado à resistência do ar, que exerce uma força contrária ao movimento da queda, permitindo que a pessoa desacelere e chegue ao solo em segurança.