Experimento na lua do astronauta David Scott
Por: Alex A.
01 de Maio de 2023

Experimento na lua do astronauta David Scott

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular Reforço escolar ENEM Física básica Concursos Ensino Superior

Em 2 de agosto de 1971, durante a missão Apollo 15, o astronauta David Scott realizou um experimento interessante na superfície da Lua. Ele soltou um martelo e uma pena de falcão da mesma altura e ao mesmo tempo para ver o que aconteceria.

O resultado foi surpreendente: ambos os objetos caíram no solo da Lua ao mesmo tempo, atingindo-o simultaneamente. Isso aconteceu porque, na ausência de ar na superfície lunar, não há resistência do ar que possa retardar a queda dos objetos. Na Terra, a resistência do ar faz com que objetos mais leves, como penas, caiam mais lentamente do que objetos mais pesados, como martelos.

O experimento de Scott na Lua foi uma demonstração clara do princípio da queda livre, que afirma que todos os objetos caem com a mesma aceleração sob a influência da gravidade, independentemente de sua massa ou densidade. Isso foi um exemplo concreto do que Galileu Galilei havia descoberto na Terra há mais de 400 anos antes.

O experimento de Scott também teve um significado simbólico. Ele mostrou a capacidade da tecnologia humana em levar objetos e pessoas para fora da Terra e em explorar o universo além do nosso planeta. Ele demonstrou que, apesar das diferenças entre a Terra e a Lua, as leis da física que governam o movimento dos objetos são as mesmas em todo o universo.

Em resumo, o experimento de David Scott na superfície da Lua em 1971 foi uma demonstração da lei da queda livre e uma prova da capacidade humana de explorar o universo além da Terra. Ele também ilustrou a importância da ciência e da tecnologia na busca do conhecimento e na exploração do mundo que nos cerca.

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física II Reforço Escolar em Física Física IV
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil