Explorando a física com a máquina de Atwood
Por: Alex A.
01 de Maio de 2023

Explorando a física com a máquina de Atwood

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular ENEM Reforço escolar Mecânica Física básica Concursos Ensino Superior

A máquina de Atwood é um dispositivo simples que os físicos usam para estudar e ilustrar conceitos de física, como a aceleração, a força, o movimento e a energia. O dispositivo consiste em uma corda leve que passa por uma polia fixa, com pesos em cada extremidade da corda.

Os físicos utilizam a máquina de Atwood para estudar o comportamento da força gravitacional e da aceleração. Por exemplo, ao variar as massas dos pesos, os físicos podem estudar a aceleração da máquina e como ela varia em relação à força gravitacional.

Os físicos também usam a máquina de Atwood para estudar a conservação de energia. Quando os pesos são soltos, a energia potencial gravitacional é convertida em energia cinética à medida que os pesos se movem em direção ao chão. A energia cinética é então transferida de volta à energia potencial gravitacional quando os pesos se movem na direção oposta, em direção à polia.

Além disso, os físicos podem usar a máquina de Atwood para calcular a aceleração da gravidade em uma determinada localização. Eles podem fazer isso medindo a aceleração da máquina e usando a massa dos pesos e a tensão da corda para calcular a força total aplicada à máquina. Em seguida, eles podem usar a segunda lei de Newton para calcular a aceleração e, em seguida, usar a equação da força gravitacional para calcular a aceleração da gravidade.

Em resumo, a máquina de Atwood é um dispositivo útil para estudar e ilustrar vários conceitos de física, desde a força e a aceleração até a conservação de energia e a aceleração da gravidade.

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física II Reforço Escolar em Física Física IV
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil