O Movimento Harmônico Simples na vida real
Por: Alex A.
27 de Abril de 2023

O Movimento Harmônico Simples na vida real

Exemplos e aplicações

Física Ensino Médio Pré-Vestibular ENEM Física básica Reforço escolar

O Movimento Harmônico Simples (MHS) é um tipo de movimento periódico que ocorre quando a força resultante em um objeto é diretamente proporcional à sua posição, e a direção da força é oposta à direção do deslocamento do objeto. Essa propriedade é descrita pela Lei de Hooke para uma mola, que é uma das aplicações mais comuns do MHS.

A equação matemática do MHS é dada por: x(t) = A * cos(ωt + φ), onde x é a posição do objeto, A é a amplitude do movimento, ω é a frequência angular e φ é a fase inicial. O movimento oscila em torno de uma posição de equilíbrio, que é o ponto em que a força resultante é zero.

Um exemplo de aplicação do MHS na vida real é o movimento de um pêndulo simples. Quando um pêndulo é perturbado de sua posição de equilíbrio, ele começa a oscilar de maneira harmônica em torno dessa posição. A equação matemática que descreve o movimento do pêndulo é semelhante à do MHS, sendo a posição do pêndulo dada por: x(t) = A * cos(ωt + φ), onde A é a amplitude do movimento, ω é a frequência angular e φ é a fase inicial.

Outro exemplo comum de MHS na vida real é o movimento de um objeto preso a uma mola, como um trampolim ou um amortecedor de carro. Quando a mola é comprimida ou esticada, ela exerce uma força proporcional à sua posição, fazendo com que o objeto oscile em torno de sua posição de equilíbrio. Esse movimento pode ser descrito pela equação do MHS.

O MHS é importante na física porque muitos sistemas físicos, como oscilações mecânicas e ondas sonoras, podem ser modelados como movimentos harmônicos simples. Além disso, o MHS é utilizado em várias aplicações tecnológicas, como na construção de relógios de pêndulo, medidores de vibração e equipamentos de análise de espectro.

 

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física II Reforço Escolar em Física Física IV
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil