O paradoxo de Aquiles e a tartaruga
Por: Alex A.
05 de Maio de 2023

O paradoxo de Aquiles e a tartaruga

Uma questão de interpretação na física moderna

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular Reforço escolar ENEM Mecânica Física básica Cinemática Termodinâmica Física I Eletricidade Ensino Superior Ondas Concursos

O paradoxo de Aquiles e a tartaruga é um problema clássico de Zeno de Eleia, um filósofo grego antigo. O paradoxo afirma que, em uma corrida entre Aquiles e uma tartaruga, se a tartaruga receber uma pequena vantagem, Aquiles nunca conseguirá ultrapassá-la. Isso ocorre porque, à medida que Aquiles alcança o ponto onde a tartaruga estava no início, a tartaruga terá avançado um pouco mais, e assim sucessivamente.

Do ponto de vista da física, o paradoxo não representa um erro conceitual, mas sim uma questão de interpretação. O paradoxo se baseia em uma série de suposições que, embora sejam válidas em alguns contextos, não se aplicam a uma corrida real.

Por exemplo, a suposição de que Aquiles sempre terá que alcançar onde a tartaruga estava no início é falsa. Na realidade, Aquiles pode avançar rapidamente em direção à tartaruga e ultrapassá-la sem a necessidade de alcançar todos os pontos intermediários.

Além disso, o paradoxo assume que o espaço é contínuo e infinitamente divisível, o que também pode ser questionável na física moderna. Na teoria da relatividade, por exemplo, o espaço é tratado como um objeto dinâmico que pode se curvar e deformar, o que pode levar a um comportamento diferente do previsto pelo paradoxo de Aquiles e a tartaruga.

Em resumo, o paradoxo de Aquiles e a tartaruga é uma questão interessante e intrigante da filosofia antiga, mas não representa um problema insuperável para a física moderna.

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física II Reforço Escolar em Física Física IV
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil