Todas as pessoas podem cantar?
Por: Aline B.
14 de Novembro de 2020

Todas as pessoas podem cantar?

Mito ou Verdade

Canto Iniciação ao canto Voz Cantada Técnica vocal Canto popular Voz falada Aperfeiçoamento vocal fisiologia Especialista em Voz Afinação

Ídolos

Sempre vemos aquele(a) artista que admiramos na TV, na internet, ouvimos suas músicas, e nosso cérebro vai gravando a voz dele(a) como parâmetro de perfeição, ou “como a voz deve ser” .

Isso é um processo natural do cérebro, mas o psicológico, em questões de cantar, geralmente não ajuda. A pessoa ouve a própria voz, que é diferente daquela (como a voz deve ser) e se sente frustrado(a) porque queria ter aquela voz e não a sua.

 

Opinião Popular

Além disso, existem as vozes “bonitas” e as “feias” no imaginário popular, e qualquer pessoa que se atreva a cantar diferente de uma “voz bonita” será alvo de críticas, muitas vezes quando ainda é criança, adolescente, épocas em que somos mais ‘corajosos’ e ao mesmo tempo mais vulneráveis a críticas. E elas vêm de todos os lugares possíveis: pais, avós, tios, tias, escola...Há pessoas que carregam estas críticas vida afora, infelizmente. Já tive uma aluna que, com 40 anos, ainda lembrava de uma situação assim que aconteceu na sua infância. E ouvir que sua voz é feia com certeza não ajuda ninguém a soltar a voz. 

No Brasil, além de muitos sem formação em Medicina que dão conselhos médicos, técnicos de futebol que nunca jogaram profissionalmente, temos também especialistas em voz, que emitem suas opiniões para quem quiser ouvir : sua voz é estranha, desafinada, muito grossa, muito fina...Agora pergunto: Que conhecimento/parâmetro estas pessoas têm para avaliar a voz de alguém? Nenhuma. Mas quando somos crianças e jovens, somos mais suscetíveis a críticas, opiniões e a tudo que os adultos, que deveriam ser responsáveis, dizem.

Se você é adulto, jamais diga a uma criança, adolescente, até mesmo para outra pessoa adulta, ‘Sua voz é feia’. Isso machuca, e na prática, não ajuda a resolver o problema que a pessoa em questão possa estar tendo durante sua emissão vocal. Se você não tem conhecimentos na área, atenha-se a fazer um comentário simpático, que incentive a melhorar, ou fique em silêncio.

 

Sua voz

Cada voz é única no mundo, assim como cada corpo. Sua voz é parte de você como seus braços, suas pernas. Se a sua perna é muito comprida, você corta um pedaço fora?Ou você aceita a sua perna assim mesmo, como ela é? Com a voz não é diferente. Ela é resultado do tamanho do seu corpo(herança genética)e seu meio social(família) .

Quando ouvimos nossa voz gravada, temos uma sensação estranha, como se aquela não fosse a nossa voz. Na verdade, o que ocorre é que quando falamos, estamos escutando nossa voz parte com o ouvido interno, parte com o externo, e quando ouvimos a voz gravada é somente com o ouvido externo. Então sim, esta voz que você estranha um pouco é a sua voz, da forma como ela é ouvida pelas outras pessoas quando você fala.

 


Afinação

Afinar, ou não afinar,tem mais a ver com quantidade de ar para fazer a nota(respiração), nervosismo, do outras coisas, como dom. O falar e cantar são processos motores do corpo, são algo físico. Quando você começa a fazer projeções para fora do seu corpo – dom, opinião dos outros, você perde a oportunidade de controlar e desenvolver sua própria voz.

A afinação dificilmente é genética, geralmente é prática que leva à perfeição, ensaiar, ensaiar, ensaiar...gravar no cérebro a melodia,ritmo, estrutura da música.

Se cada pessoa não desenvolver seu próprio potencial vocal, ninguém poderá fazer isso pela pessoa,é uma jornada única.

 

Reflexão Final


Se você é criança ou adolescente,ou mesmo adulto(a), saiba que para se ter conhecimento em um assunto e poder opinar sobre ele, são necessários anos de estudo e prática. Não é qualquer um que pode dizer qualquer coisa, embora a internet esteja atualmente cheia de especialistas em…?Em que? Fica a reflexão.

No meu caso, tenho formação acadêmica, curso técnico em canto popular e mais de 15 anos de experiência, para afirmar que, SIM, todas as pessoas podem cantar. Se você que está lendo este artigo vai dar ouvidos a mim, ou a seus parentes, ou a pessoas aleatórias da internet, fica a seu critério.

R$ 70 / h
Aline B.
Indaial / SC
Aline B.
5,0 (19 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 16 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Voz Cantada Canto - Canto Canto para Leigos
Curso Técnico: Canto (Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues)
Professora de canto e oratória com formação em música e teatro! Você pode aprender a cantar e a falar bem!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil