Platão e sua filosofia
em 08 de Janeiro de 2024
Aula de Homilética
Técnicas Vocais
Diego Diniz
Técnica: O som da voz é o resultado da vibração do ar nas pregas vocais, no ato da expiração.
Nisso utilizamos o músculo nomeado de diafragma, quando não usamos esse músculo da maneira adequada, colocamos muita força na garganta, produzindo um som "seco", sem "brilho", gritado, o que pode causar rouquidão, cansaço e machucar as pregas vocais.
A respiração também é muito importante. Para frases mais longas é bom usar as narinas, já para frases mais curtas usar a boca.
Fator Emocional: A laringe que contém as pregas vocais, é um filtro para as emoções. Se existem bloqueios, inseguranças, nervosismo, ocorre uma espécie de "garra" na garganta, principalmente nos sons agudos, impedindo de cantar, pregar, discursar, etc.
Os exercícios ajudam bastante a dar segurança, mas as emoções precisam ser trabalhadas para o som fluir tranquilo e audível de forma compreensível.
Exercício
Diafragma - o diagragma é um músculo elástico que fica sob o pulmão que quando inspiramos ele abaixa contraindo o abdomen a frente e quando expiramos ele se levanta e ajuda a expulsar o ar dos pulmões.
Como usar o diafragma?
Sentado inspire bruscamente pelo nariz sem estufar o peito, solte lentamente pela boca. Após isso, repetir por 15 vezes ao dia. A coluna deve estar reta.
"Esse exercício é para dar agilidade e firmeza ao músculo".
Cuidados com a voz
Beber no mínimo 2L de água ao dia, isso proporcionara hidratação e vibração, comer maçã vai limpar a laringe e vai melhorar a ressonância, beber sucos de frutas cítricas (principalmente), não usar roupas apertadas, isso pode prejudicar a respiração, medicação para a voz, só com a indicação médica, não se alimentar com comidas pesadas antes de compromissos com seu público (para quem vai cantar, pregar ou discursar, etc).
Relaxamento
Durante o dia passamos por diversas experiências e não conseguimos expressa-las, então isso acaba por acumular em nós, isso é muita energia que se concentra em nosso corpo principalmente nos ombros e pescoço, por isso devemos tentar relaxar.
Exemplo:
Pescoço
Girar a cabaça para cada lado 3 vezes de forma bem lenta.
Puxar a cabaça contra o ombro e contar até 15, isso para cada lado.
Colocar as mãos atrás da cabeça, emburra-la contra o peito e contar até 15.
Ombros
Relaxar os braços e girar os ombros 5 vezes para cada lado.
Levantar os ombros até as orelhas e segurar por 15 segundos.