Homilética
Por: Diego N.
27 de Dezembro de 2022

Homilética

Cuidados com a Voz

Canto Básico Iniciante Iniciação ao canto

Aula de Homilética 


Técnicas Vocais


Diego Diniz


Técnica: O som da voz é o resultado da vibração do ar nas pregas vocais, no ato da expiração. 


Nisso utilizamos o músculo nomeado de diafragma, quando não usamos esse músculo da maneira adequada, colocamos muita força na garganta, produzindo um som "seco", sem "brilho", gritado, o que pode causar rouquidão, cansaço e machucar as pregas vocais.


A respiração também é muito importante. Para frases mais longas é bom usar as narinas, já para frases mais curtas usar a boca.
Fator Emocional: A laringe que contém as pregas vocais, é um filtro para as emoções. Se existem bloqueios, inseguranças, nervosismo, ocorre uma espécie de "garra" na garganta, principalmente nos sons agudos, impedindo de cantar, pregar, discursar, etc.


Os exercícios ajudam bastante a dar segurança, mas as emoções precisam ser trabalhadas para o som fluir tranquilo e audível de forma compreensível.


Exercício


Diafragma - o diagragma é um músculo elástico que fica sob o pulmão que quando inspiramos ele abaixa contraindo o abdomen a frente e quando expiramos ele se levanta e ajuda a expulsar o ar dos pulmões.
Como usar o diafragma?


Sentado inspire bruscamente pelo nariz sem estufar o peito, solte lentamente pela boca. Após isso, repetir por 15 vezes ao dia. A coluna deve estar reta.


"Esse exercício é para dar agilidade e firmeza ao músculo".


Cuidados com a voz


Beber no mínimo 2L de água ao dia, isso proporcionara hidratação e vibração, comer maçã vai limpar a laringe e vai melhorar a ressonância, beber sucos de frutas cítricas (principalmente), não usar roupas apertadas, isso pode prejudicar a respiração, medicação para a voz, só com a indicação médica, não se alimentar com comidas pesadas antes de compromissos com seu público (para quem vai cantar, pregar ou discursar, etc).


Relaxamento


Durante o dia passamos por diversas experiências e não conseguimos expressa-las, então isso acaba por acumular em nós, isso é muita energia que se concentra em nosso corpo principalmente nos ombros e pescoço, por isso devemos tentar relaxar.


Exemplo:


Pescoço 


Girar a cabaça para cada lado 3 vezes de forma bem lenta.
Puxar a cabaça contra o ombro e contar até 15, isso para cada lado.
Colocar as mãos atrás da cabeça, emburra-la contra o peito e contar até 15.
Ombros
Relaxar os braços e girar os ombros 5 vezes para cada lado.
Levantar os ombros até as orelhas e segurar por 15 segundos.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil