Desvendando Mitos
Por: Alisson S.
12 de Dezembro de 2021

Desvendando Mitos

MITO #1: Devo ou não usar o gerúndio? É errado?

Português para estrangeiros Aprender Português Gramática Portuguese For Foreigners All Levels Ensino Fundamental Ensino Médio Concurso Interpretação de textos Vestibular Brazilian Portuguese Escrita

"NÃO USE GERÚNDIO. É ERRADO!"

...Vamos desvendar alguns mitos?

O primeiro mito que vamos desvendar: "É errado usar o GERÚNDIO". Bem, esse é um tema que gera polêmica, mas precisamos encontrar o equilíbrio para entender o seu uso.

Primeiramente, não podemos confundir os conceitos. Tanto se fala a respeito do 'gerundismo', que já há quem esteja confuso sobre o uso do gerúndio. Não é raro vermos pessoas que repelem o uso do gerúndio em qualquer circunstância.  

Devemos entender que o uso do gerúndio NÃO é errado. Gramaticalmente, o 'gerúndio' é umas das formas nominais do verbo, caracterizando-se pelo acréscimo do sufixo '-ndo'. É correto usá-lo quando queremos expressar uma ideia ou ação em andamento, ou seja, uma ação que não está finalizada no momento em que se fala

O uso adequado dessa forma nominal pode contribuir perfeitamente para a compreensão da mensagem. O que influencia é a intenção da comunicação que se pretende fazer ao usar o verbo no gerúndio, que pode: 

1) Indicar uma ação anterior à oração principal.

TERMINANDO a atividade, vou jogar bola.

2) Indicar uma ação simultânea à principal. 

O menino ESTAVA JOGANDO bola. 

3) indicar uma ação posterior à ação principal.  

Por terminar o filme de romance, a menina ESTAVA CHORANDO.

Por outro lado, o gerundismo é o que conhecemos por 'vício de linguagem'. Esse vicio consiste no uso REPETITIVO e EXAGERADO do gerúndio. Outra característica do gerundismo é que emprega o gerúndio para indicar AÇÕES FUTURAS. Você já ouviu algo do tipo: "vou estar passando o telefone...", certo? É um bom exemplo desse vicio de linguagem. 

Outros exemplos: 

- "Vamos estar atendendo".

- "Vou estar depositando" 

- "Vou estar verificando"

Fato é que para alguns estudiosos, trata-se de um fenômeno natural de nossa língua, mas é necessário parcimônia quanto a esse uso indiscriminado dessa forma nominal. Além disso, o coitado do gerúndio não pode carregar essa cruz pesada que lhe impõem e os apedrejamentos, que não são justos. 

Portanto, não é errado usar o gerúndio, desde que o use adequadamente e que contribua realmente para a melhor compreensão de seu texto. Entretanto, tenha cuidado com o uso repetitivo dessa forma nominal, que não deixa somente o texto mais 'truncado', mas também cansativo. Os corretores de redações, por exemplo, não veem com bons olhos esse uso mais indiscriminado.

Aqui, fico com o que a minha mãe, tão sábia, disse: "Tudo em excesso faz mal". O gerúndio em excesso pode fazer mal, mas NÃO é errado usar o GERÚNDIO.

R$ 70 / h
Alisson S.
São Gonçalo do Amarante / RN
Alisson S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Interpretação de textos de Português para Estrangeiros Português para Estrangeiros em Todos os Níveis Português para Estrangeiros em Negócios
Graduação: Letras -Espanhol (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Português para estrangeiros com um professor brasileiraço. Método descontraído, leve e prático.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil