Vírgula: Adjunto Adverbial Deslocado
Foto de Alisson S.
Por: Alisson S.
12 de Dezembro de 2021

Vírgula: Adjunto Adverbial Deslocado

Português para estrangeiros Geral Geral Geral Geral Ensino Fundamental Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral

Não, não vamos desvendar aqueles mitos bem difundidos: "a vírgula serve para respirar" ou "vírgula é pura intuição". Fica para uma outra oportunidade.

Hoje quero falar com vocês sobre o uso da vírgula para ISOLAR os adjuntos adverbiais DESLOCADOS. Nesse sentido, vamos conversar sobre a vírgula obrigatória e a vírgula facultativa para esse caso.

Primeiro, é importante ressaltar que há uma ordem 'natural' dos termos de uma oração: Sujeito + Verbo + Complemento ou Sujeito + Verbo de Ligação + Predicativo. 

->Falamos acerca deste problema na semana passada.

Nesse caso, cabe lembrar que é um CRIME LINGUÍSTICO separar SUJEITO e VERBO/VERBO e COMPLEMENTO com vírgula. Contudo, quando há uma 'bagunça' nessa ordem, ela deve ser marcada por vírgula. No exemplo a seguir, o adjunto adverbial está DESLOCADO. 

-> Na semana passada, falamos acerca deste problema semana passada.

Os adjuntos adverbiais são os termos que possuem um valor adverbial e indicam alguma circunstância da ação expressa pelo verbo ou intensifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Se um adjunto adverbial de "longa extensão" está deslocado de sua posição normal na frase, então devemos usar a vírgula, ou seja, A VÍRGULA É OBRIGATÓRIA

Você vai me perguntar o seguinte: "O que é adjunto adverbial de longa extensão"? Segundo a ABL, esse adjunto adverbial é formado por TRÊS ou mais palavras. Vamos para dois exemplos: 

-> Ontem no final da tarde, saímos para jantar.

-> A partir de segunda-feira pela manhã, vou estudar todos os dias.

Se o adjunto adverbial é de curta extensão, ou seja, com menos de três palavras, então a vírgula é FACULTATIVA. 

-> Eu vou, nesse domingo, para a casa de meus pais.

-> Eu vou nesse domingo para a casa de meus pais.

Um outro caso em que a vírgula aparecerá é quando indicar uma ÊNFASE, obrigando o leitor a notar a força do advérbio (ou da locução). Destaca-se aqui que depende da INTENÇÃO do falante. 

Não podemos negar que há uma certa controvérsia em relação ao uso da vírgula em adjuntos adverbiais deslocados, pelo fato de não termos como mensurar com precisão o que é de 'curta extensão' e o que é de 'longa extensão'. 

Alguns gramáticos dizem que a deslocação do adjunto adverbial exige vírgula quando ele é de longa extensão, enquanto isso, outros afirmam que não é obrigatória em caso nenhum. 

No entanto, o nosso objetivo aqui foi tentar abordar - de uma forma mais clara - um tema que ainda traz dor de cabeça para muita gente. Na dúvida, siga as direções da ABL. Espero tê-lo ajudado. 

Alisson S.
Alisson S.
São Gonçalo do Amarante / RN
Identidade verificada
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 70
por hora
Graduação: Letras -Espanhol (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Português para estrangeiros, Conversação de Português para Estrangeiros
Português para estrangeiros com um professor brasileiraço. Método descontraído, leve e prático.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto