¿Qué significa "saudades"?
em 17 de Janeiro de 2022
Meu amado, você já ouviu falar sobre "vocativo", certo?
Para os amantes da literatura, não é rara a presença do CHAMAMENTO em uma boa obra literária. No poema, Mario Quintana escreveu: "Ò noite, ó minha nega...toda acesa de letreiros!". Na música, o vocativo está lá. Certa vez o filósofo Felype Dylon cantou: "Ô menina, deixa disso, quero te conhecer...".
No entanto, o vocativo também aparece em ligações telefônicas, bilhetes, e-mails, whatsapp ou conversas descontraídas após um longo expediente de trabalho.
Basicamente, quando nos dirigimos a alguém, usamos o vocativo.
- Mãe, eu posso ir a casa dos meus amigos?
- Professor, eu posso ir ao banheiro?
- Mamãe querida, meu coração por ti bate...
O vocativo, que vem do latim "vocare", é uma palavra ou expressão que serve para CHAMAR, INVOCAR e INTERPELAR um ouvinte, um interlocutor. Esse termo indica ou nomeia o interlocutor a quem se está direcionando a palavra.
Ressalta-se que o vocativo é um termo que NÃO possui relação sintática com outro termo da ORAÇÃO. Assim sendo, é um elemento que não faz parte dos termos essenciais, acessórios ou integrantes. Por isso vem SEMPRE separado por VÍRGULAS, ou seja, a vírgula é OBRIGATÓRIA para ISOLAR os vocativos.
- Alô, Senhor Carlos, tudo bem?
- José, pode me fazer um favor?
- Senhor Chefe, precisamos marcar uma reunião muito importante.
- Boa tarde, meus amigos.
- Paula, vamos ao cine?
Um dos erros mais comuns é quando o emissor não coloca a vírgula para isolar esse vocativo. O resultado disso é que o sentido original pode ser modificado.
- Vamos comer gente. (???????)
- Ouça meu amigo.
- Vou contar outro caso pessoal.
Portanto, se a sua ideia é CHAMAR, INVOCAR ou INTERPELAR, então não esqueça de colocar a vírgula. O vocativo pode aparecer no inicio, no meio ou no fim da oração, mas não esqueça de ISOLAR esse chamamento.
Ajude para que esse conhecimento chegue a mais pessoas