A cor local é aquela que o artista reproduz para parecer com o tom de pele, pelos de animais. No renascimento o artista não "fantasiava" a cor, com isso Leonardo da Vinci fez um estudo sério sobre o a Pintura. Os artistas tentavam reproduzir a cor real da natureza, um exemplo, é a distância que são vistas as serras ou montanhas que ficam azuladas. O artista reproduz na pintura a cor real e tenta aproximar o matiz para ficar próximo da cor real de
algum objeto. Com isso temos o três conceitos que são importantes para entender a cor: o matiz, a saturação e o valor. O matiz é a posição que a cor está no círculo cromática (onde estão todas as cores). A saturação é o grau de pureza de uma cor e o valor é o grau de luminosidade da cor. Os artistas renascentistas não usavam a cor para ela soar dramática, mas faziam gradações de claro-escuro com efeito de sombras.
Os impressionistas começaram a fazer um estudo de como as mudanças da natureza podem produzir cores diferentes e isso foi feito por Monet, em sua obra o " Nascer do Sol" e tantas outras. Olha esse exemplo de pintura:
Portanto esse é um estudo da cor óptica de Monet, de como nós a partir do olho vemos a natureza e como a natureza se modifica com o tempo e forma cores diferentes. E dependendo da estação do ano as cores são diferentes. A formação de nuvens, as folhas, a incidência de luz nas folhas, tudo isso altera as cores. A primavera também é um grande fator de mudança, é onde as cores vão estar mais vivas e a paleta de cores do impressionista muda. Além disso Monet usa as cores complementares, como por exemplo, o laranja e o azul. Ele usa as cores complementares para fazer sombra, porque as cores em plein air ( em pleno ar) é diferente de uma pintura renascentista onde o uso das sombras são mais escuros. A cor complementar é menos drástica do que uma cor preta para fazer uma sombra. As pinturas de Georges Seurat, é uma técnica de pontilhismo, porque ele tenta mostrar a atmosfera do momento na pintura, e um ponto de cor do lado de outro produz uma cor nova, essa mistura foi chamada de mistura retiniana ou efeito Bezold, porque foi o meteorologista alemão Wilhelm von Bezold quem descobriu esse efeito. Nessa pintura a distância é um grande fator que pode alterar a percepção da pintura, porque ela é feita de cores puras mas que se misturam gerando um percepção total da obra.
Cor: Harmonia interna do quadro
Henri Matisse pintava com cores mais chamativas e tentava dar uma harmonia interna ao quadro, isso porque ele pintava com sua subjetividade e fugia do real. A cor é um elemento que está além do sensorial, ou seja, da percepção do pintor. Matisse usava a cor pura na sua obra, e a partir da primeira cor utilizada as outras se harmonizavam com essa cor. Então a pintura de Matisse é uma construção. Olha essa obra de Matisse:
Essa obra de Matisse se chama " Natureza morta com Magnólia". Aqui as cores complementares, o vermelho do fundo e o verde da magnólia formam uma harmonia interna. O encontro das cores complementares gera sensação de movimento e energia, porque as cores puras gera esse complemento. Além disso as cores puras e complementares podem gerar um contraste e se atrair na pintura, é por isso que Matisse harmoniza com o preto na pintura, fazendo o contorno.
As pinturas de Piet Mondrian, usa o sistema plano para fazer suas pinturas, ou seja, voltando a era medieval o conceito plano era visto como espiritual. Com isso as pintura de Mondrian separa as cores primárias: vermelho, amarelo e azul, que geram intervalos visuais e diminui a tensão natural nas cores.
A cor preta nessa pintura é como se separa-se os espaços brancos e gerasse menos tensão nas cores primárias, pois elas não são complementares. Você nota que o vermelho é o que chama mais atenção por ela ser uma cor muito forte e maior em tamanho do que as outras.
A cor simbólica é um complemento da pintura para deixar a pintura com uma carga simbólica para gerar uma interpretação mais profunda para a obra. Van Gogh e Paul Gauguin alteravam as cores de animais e objetos para dar mais vida as coisas. Além disso a cor simbólico pode ter alguma relação com a coisa que o artista pinta, porque as cores em si na natureza tem um simbologia também, por exemplo, a água ser azul é um fator de inquietação (movimento) e com emoção também, e com isso as pessoas que nadam em praias ou rios sentem emoção, porque é um lugar que trás emoção e memórias. Um exemplo:
Essa pintura nos lembra o período azul de Pablo Picasso estava passando, onde nos mostra na cor azul simbolizando a melancolia, tristeza, morbidez. Com isso as cores simbólicos podem expressar algo que o pintor está querendo dizer ou pode simbolizar um momento da vida do pintor. Nas pinturas Egípcias o pintor expressava aquilo que ele queria passar com a mensagem, mas focando no aspecto funerário e o artista não tinha tanta liberdade igual no modernismo.
Então é isso pessoal esses são os tipos de cores, vocês podem estudar as cores comparando obras e analisando também a vida do pintor e porque ele resolveu colocar essa cor na pintura, que pode nos remeter a um estado emocional do pintor. Nisso vocês podem estudar a mitologia dos países ou no caso das pinturas egípcias entender mais profundamente a simbologia que aquele povo usou, pretendo trazer mais para frente um estudo para vocês sobre o Egito. Muito Obrigado!!! e fiquem com Deus.