A criação de Adão foi feita por Michelangelo em 1508 e terminou em 1512, a pedido do papa Júlio II. O afresco presente tem mais de 300 personagens e é uma narrativa da Bíblia. Michelangelo fez a obra com vários simbolismos, como por exemplo, a pintura que Deus está é uma pintura de um cérebro. A técnica empregada é o uso de argamassa, tinta e gesso. Essa técnica era empregada nas capelas católicas e os afrescos da idade média. O predomínio do humanismo e
racionalismo estava presente naquela época e começa a surgir a ciência que veio desde de Ptolomeu e o Aristóteles, mas com a igreja católica ela acabou tendo um poder muito grande na Europa e as pessoas eram consideradas hereges, aqueles que iam contra a igreja. O artista Michelangelo produziu a fisionomia do corpo humano na pintura dos afrescos, mas de uma forma indireta. O predomínio do corpo humano e o homem como centro de todas as coisas, fez com que Michelangelo passasse a usar a fisionomia dos personagens parecidos ou sobre o desenho do corpo humano. Olhe a imagem: A figura onde Deus está parece um cérebro humano.
A imagem tem dois sentidos, pode ser a criação de Adão por Deus ou a criação do homem que criou Deus. Assim a pintura de Michelangelo representa a criação de Adão, o momento que Deus deu o sopro de vida para Adão ou o toque dos dedos.