A Pintura e o Desenho
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

A Pintura e o Desenho

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Pintura e Desenho
A pintura parte de uma desenho da imaginação, memorias ou ao vivo (impressionista), em causa temos que o desenho é o esboço da arte para o artista conseguir demarcar com linhas quais serão as áreas que iram receber tinta. Leonardo da Vinci usava esboços para fazer seus trabalhos porque o esboço é uma pré- pintura. Leonardo fazia desenhos de animais para estudar a anatomia, enquanto, que no modernismo os desenhos eram mais soltos para treinar e era baseado na pré- história.
O desenho é um preparativo para a pintura, por exemplo, na técnica de Caravaggio faz-se o esboço por cima de uma camada de tinta, que é a base da pintura para depois colocar as tonalidades de tinta e no final usar a luz, que é uma luz mais teatral. Portanto a pintura é dividido em vários conceitos, os quais são: a pintura e o divino, a pintura e a ciência, a pintura e a propaganda, a pintura e a subjetividade. Falaremos de todos eles mais a frente.
A pintura e o divino é uma característica dos povos que passaram pela Terra, como por exemplo, os maias, astecas, egípcios, gregos, romanos, todos eles tinham a sua religião. E essa interação com o divino era feita na arte, por exemplo, os egípcios acreditavam que o faraó era um deus vivo, e ele possuía uma divindade. Com isso os egípcios criaram uma arte que mostrava o corpo na melhor posição, ou seja, a frontalidade. E isso é uma aspecto da espiritualidade porque a posição do corpo mostra a totalidade da perfeição corporal. Enquanto que os gregos faziam esculturas que mostravam o corpo em uma posição estática, ao qual, você deveria circular a obra. A estatura dos corpos mostrava a sua hierarquia, e isso nós podemos ver na pintura também, como por exemplo, as pinturas que não mostram o rosto de outras pessoas, mas que focam em rostos específicos direcionando o olhar para os retratados, que podem ser pessoas importantes, familiares do artista. O artista também pode usar uma luz que vem dentro da pintura, uma luz contida na pintura e uma luz que vem de fora. A diferença da luz de dentro da pintura e a luz contida é o seguinte: A luz de dentro ela é mais brilhosa do que a luz contida, a luz contida é para realçar o volume de algum corpo, enquanto, que a cor de dentro ela mostra alguém importante. As pinturas também podem usar o conceito plano, porque remete a espiritualidade, por exemplo o conceito da catedrais, elas muitas vezes são em formato de cruz, a cruz lembra o horizontal e o vertical, o horizontal é mais terreno enquanto que o vertical é a ascensão. Nas pinturas barrocas eles usam a perspectiva que não é muito espiritual, porque as dimensões mostram a dimensões do espaço terreno. Quando você ajoelha para orar é um sentido de se curvar para baixo esperando que algo de algo vem de cima, ou seja, de Deus. As catedrais tem outro conceito também que está aplicado ao corpo, por exemplo, as catedrais tem uma base no chão e as torres é a ascensão ao céu, no corpo o pé mais próximo do chão e a cabeça mais próxima do céu, e a cabeça é a morada do espirito santo. Nós podemos ver isso no sonho Nabucodonosor na Bíblia, onde existia uma estátua com cabeço de ouro e os pés de barro, ou seja, a cabeça de ouro mostrava uma hierarquia maior que era o próprio reino de Nabucodonosor. Enquanto que as arquiteturas gregas eram mais horizontais e não focavam no conceito vertical, porque eram mais racionais do que espiritualistas, enquanto, que as arquiteturas egípcias eram mais verticais mas com sentido de hierarquia, porque a pirâmide é como um portal para a eternidade, onde residia o faraó. Devemos estudar agora o conceito de pintura e ciência. Os gregos eram mais racionais e usavam a lógica, então as suas construções são padrões lógicos matemáticos, por exemplo, o numero de colunas podem ter um símbolo. Na renascença a ciência é um grande fator que impulsiona os artistas a criarem obras de artes, porque os estudos e as invenções são um motor de produção da sociedade, e assim a técnica que tem como base a razão produz pinturas simétricas, em causa temos que a racionalidade impera em detrimento da fé, mas claro os artistas não perdiam sua fé, é só um período onde o homem quer descobrir e perder as amarras. Assim o espirito de descobertas é maior, para alavancar a sociedade. A partir disso a sociedade tem um espirito de beleza, de técnica e desenvolvimento. Devemos falar agora, sobre a pintura e a propaganda. A pintura e a propaganda estão unidos porque fazem parte do sistema mercadológico, então para o artista conseguir o dinheiro tão almejado ele tem que divulgar seus trabalhos para conseguir clientes, isso pode ser visto nos trabalhos Freelancer. A propaganda é o meio para o qual o artista consegue a sua fama. Na arte Dadaísta com Duchamp e o urinol ele usou um nome na obra para mostrar que a a assinatura do artista que gera a fama da sua obra de arte, assim a fama do artista é conseguida através da mídia, e o artista usa do seu nome para conseguir alcançar mais pessoas, pois a sua influência em outras pessoas é maior. A propaganda pode ser vista na Pop Art, com a indústria cultural, onde os artistas usavam de sua arte como uma crítica ao consumismo. Então a sua arte era feita dos objetos aos quais as pessoas compravam no mercado. Além disso a propaganda e a arte podem influenciar na compra de produtos do mercado, usando elementos que chamem a atenção do consumidor. Portanto a propaganda e a arte não é uma coisa ruim, porque a propaganda faz alcançar mais pessoas para que ambas as partes conseguem o que querem, por exemplo, o dinheiro para uma empresa e para o consumidor o entretenimento ou alimento desejado. Em causa temos que a circulação de capital melhora a economia interno do país e o as pessoas podem obter aquilo que desejaram gerando felicidade.
A pintura e a subjetividade é outro fator que devemos prestar atenção, por exemplo, todo artista tem o seu método de expressão e estilo na pintura, escultura ou um arquiteto. Portanto a subjetividade na pintura é feita a partir do estilo do artista e o momento ao qual a sociedade está passando, por exemplo, o Jackson Pollock era um artista expressionista abstrato que retratava através da cor a suas emoções, mas a arte dele tinha um ideal político porque está estava contra a arte realista russa, na guerra fria. Portanto dependendo do momento político, social, cultural, econômico uma sociedade passa a expressão do artista pode mudar. Isso está relacionado ao fator de mudança que o individuo participa na sociedade.
O desenho é uma criatividade diferente da pintura, no desenho você começa usando os traços, pontos, enquanto, que na pintura você foca mais na cor e suas misturas. Sempre começamos pelo desenho ou pela pintura para desenvolver a criatividade e criar pinturas novas. Assim o desenho e a pintura é uma forma de alcançarmos uma perfeição naquilo que desejamos desenhar ou pintar, mas usando técnicas que facilitem o uso dos materiais e que chegue a uma real perfeição. Devemos lembrar que o desenho é uma forma em duas dimensões e a escultura em três dimensões. No desenho podemos usar a ilusão das três dimensões para fazer um fundo no desenho e deixar mais próximo da realidade sensível.
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