A arquitetura egípcia começou a aparecer no ano 3000 a.C, mas a arquitetura do império antigo (2686-2181 a.C) os edifícios nesse período foram construídos com blocos de pedra calcária ou granito, tendo como exemplo a pirâmide de Gisé.
No médio império (2055-1650 a.C) foram usados tijolos crus para fazer construções, para revestimento externo dos edifícios. Houve aumento das construções de templos e palácios. Como exemplo temos o templo de Karnak e o templo
de luxor. A arquiteta do novo império (1550- 1070 a.C) marcou era de ouro da arquitetura egípcia. Os egípcios construíram templos colossais como o templo de Amón em Karnak até o elegantes hipogeus reais , nesse período foram construídos os primeiros obeliscos. A arquitetura tardia (712- 332 a.C) foi marcada por uma influência estrangeira , especialmente da Grécia e da Persa. Os templos nesse período apresentavam mais decorações.
Arquitetura ptolomaica e Romana- houve nessa época uma fusão do estilo greco-romano com os egípcios, um exemplo, de tempo decorado é templos de Isis em Philae.