Arte Brasileira-  Parte 1
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Arte Brasileira- Parte 1

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Arte Brasileira
A arte brasileira começou na era primitiva com as pinturas rupestres e um dos locais que existe esses registros é a Serra da Capivara no Brasil. Os indígenas viviam no meio da natureza e o homem para se diferenciar dos bichos pintavam os corpos com figuras geométricas e também faziam cerâmicas. As cerâmicas dos indígenas serviam para fazer alimento ou guardar alimento e tinha uma estética, que embelezava as cerâmicas. A agricultura surgiu por volta de 10 mil a.C e assim as cerâmicas serviam para guardar alimentos que eles produziam nas plantações é igual uma cerâmica que serve para guardar vinho, igual a da Grécia. Os indígenas acreditavam que a cerâmicas servia como uma espécie de passagem do morto para outra vida, em causa temos que eles pintavam os ossos de vermelho, porque eles acreditavam que alma estava nos ossos. Os indígenas também faziam um espécie de ritual que servia para os jovens se transformarem em homens. Os rituais também lembram a catequese. Os indígenas também usavam plumária para fazer os rituais e elas também simbolizam a hierarquia. Na américa do norte existe o conceito de metamorfose, e isso nós podemos ver no filme Irmão Urso, onde o jovem passar por um ritual e ganhar um símbolo de um animal que o representa. Assim aqui no Brasil também existem essas metamorfoses e o xamã é quem cura as pessoas na tribo. E nós podemos ver isso na história da medicina, onde os xamãs usavam conhecimentos em plantas medicinais que servia para curar alguém, mas depois da revolução industrial a medicina avançou muito e eles usavam morfina nas guerras para os soldados. No Brasil Holandês veio muitos artistas para pintar a fauna e a flora do país, um deles é Frans Janszoon Post que era paisagista e ele não teve muitas encomendas em seus 40 anos pintando, num total de 200 a 300 pinturas. Olha essa pintura:
Essa é uma pintura bem típica brasileira e a flora é bem detalhista e tem uma aura das paisagens brasileiras. É como ficar perto do acontecido, olhando a vista. Depois da revolução francesa os exilados bonapartistas vieram para o Brasil em sua missão científica para fazer pinturas paisagísticas e dar aulas na academia imperial de belas artes. Um artista em específico que deu aulas foi Johann Moritz Rugendas que fez pinturas dos índios do Brasil e os negros escravizados, porque ainda não tinha sido assinado a Lei áurea e o Brasil foi um dos últimos países a acabar com a escravidão.
Depois da colonização do Brasil, os jesuítas vieram e implantaram um sistema de educação que só foi mudado depois no iluminismo. A partir da contra reforma a igreja se intensificou no país e as arquiteturas começaram a mudar. As arquiteturas brasileiras são diferentes da Europa, mas a do Brasil também é ornamentada e existe padrões contorcidos. Nós podemos ver isso nas esculturas em pedra- sabão de aleijadinho onde os cabelos de cristo são espiralados. As arquiteturas barrocas são menores do que as catedrais góticas ou românicas mas a verticalidade ainda é um fator que predomina. Muitas arquiteturas brasileiras são ornamentadas com ouro, porque a região de Minas Gerais era rica nesses minérios. Assim o ouro em sua simbologia lembra a preciosidade e ele é amarelo que lembra a luz do sol, é um minério que brilha muito. O amarelo em si é uma cor mais alegre, porque ela vivifica o espectador que está vendo a obra. As igrejas do Brasil também tem afrescos nos tetos e eles tem um aura mais carnavalesca. Ouro Preto por ser uma cidade onde era extraído muito minério as igrejas serviam para o fieis estarem mais próximo de Deus. Aleijadinho foi um grande escultor e esculpiu os 12 profetas da Bíblia, dentre dois deles temos Daniel e Jonas. Olha essas obras:
No pergaminho de Daniel está escrito o seguinte: " Encerrado por mandado do rei, na cova dos leões, sou libertado, incólume pelo auxilio de Deus". Na escultura de Jonas ele tem aos pés uma baleia e posição do corpo é mais dramática pois foi nesse período do barroco que a escultura começou a ficar mais dramática e ele olha para cima, ou seja, para Deus. Jonas foi um profeta que deveria pregar em Nínive mas ele acabou se escondendo em um barco mas os marinheiros o jogaram ao mar e ele foi engolido por uma baleia que o levou de volta a Nínive. As arquiteturas barrocas tem ilusão no espaço arquitetônico, como por exemplo, teto que tenta parecer com o céu. Na igreja de São Francisco de Assis, feita pelo Mestre Ataíde, as madonas, anjos e santos tem traços de povos africanos. Nas arquiteturas do Brasil não existe um preocupação com a representação exata da arquitetura, a perspectiva não é exata igual os trabalhos de Pietro da Cortona.
A azulejaria é presente na igreja de Salvador. Em Portugal o azulejo era popular e se desenvolveu com base na técnica flamenga e no colorido desenho voluptuoso dos tecidos indianos. Atingiu uma beleza incomparável no século XVII quando foi utilizado nos murais das igrejas. O azul cobalto foi muito importante no fim do século XVII e teve uma redução das cores da porcelana chinesa.
A arte neobarroca tem um artista que se chama Adriana Varejão, e ela disse que as igrejas barrocos são feitas de "carne". A artista usa elementos da azulejaria. Olhe um exemplo de obra:
Aqui podemos notar os aspectos contorcidos do barroco, em posições ao contrário. E a obra tem um aspecto com cores em azul mais forte para mostrar esse contraste da cor e também é bem dramática a obra pelo uso das cores em azul que são cores que se usavam no século XVII. Esse azulejos eram feitos de azul por cima de um cor branca. E podemos notar que a cor branca no barroco da uma aspecto mais de luminosidade, uma luz mais dramática.
No século XIX com a missão artística francesa vieram muitos artistas a dar aulas aqui no Brasil e registrar o Brasil. E nesse período começa a surgiu o neoclássico e os artistas como Jean Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay foram quem começaram a dar aulas na academia imperial de belas artes. Esses artistas buscavam asilo político. Foi através da missão francesa que a profissão de artista foi inserida no Brasil. E a arquitetura foi a primeira a receber transformações no território brasileiro. A atividade manual era feita por escravos e libertos e ainda não era era vista como profissão liberal.
A segunda parte vai sair daqui a um tempo. Muito Obrigado e fique com Deus!!
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Anderson N.
Alfenas / MG
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