Arte Egípcia
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Arte Egípcia

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Teoria da Arte ENEM Contemporânea Vestibular Pré-Vestibular Moderna a Domicílio Ensino Superior Concurso História da Arte Técnico
Arte Egípcia
A arte egípcia nasceu a 3000 anos a.C. Os seus temas são temas religiosos, eles optaram pelo culto aos mortos. Por isso sua arte era funerária. Eles acreditavam na imortalidade da alma e que ela poderia sofrer eternamente, caso o corpo fosse profanado. Daí decorrer a mumificação que vemos em muitos documentários sobre o Egito. O Faraó antigamente contratava artistas para fazer suas tumbas e também para fazer as pirâmides. A arte não dava espaço para a criatividade porque usava-se cânones. O Faraó sempre era representado na pintura como uma figura de destaque, principalmente, no tamanho do personagem, porque existia hierarquias e a sua forma era idealizada, enquanto que as pessoas mais pobres eram naturalistas. Agora iremos falar sobre as cores na arte egípcia.
As Cores
Preto (kem): associado a noite e a morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite ( óxido de manganésio).
Branco (hedj) extraído do cal ou gesso, o branco simbolizada a pureza, e muitas vezes era pintado na coroa do faraó.
Vermelho (decher): representava a energia, o poder, a sexualidade e era encontrado em substâncias ocres.
Amarelo (ketj): estava associado a eternidade e era extraído do óxido de ferro hidratado. Essa cor pode-se ver nos deuses.
Verde (uadj): simboliza a regeneração e a vida e era obtido da malaquite do Sinai.
Azul (khesebedj): extraído do carbonato de cobre, o azul estava a associado ao rio nilo e o céu.
As pinturas egípcias eram feitas no formato da frontalidade, isso era empregado porque queriam demonstrar o corpo humano em sua totalidade. E não havia sombras nas pinturas e também as três dimensões que começou a surgir com Brunelleschi no renascimento.
A escultura egípcia era bem parecida com os sumerianos, mas a escultura egípcia era feita com mármore, enquanto que na Sumério o Bronze. As esculturas dos faraós sempre era feita com o pé esquerdo na frente de pé, e também, sentado com as mãos sobre as coxas. A arquitetura egípcia é muito durável e a sua funcionalidade é bem presente. A base da pirâmide representava o faraó e a sua ponta a ligação com Deus. A arquitetura tem um aspecto de mistério e que predomina na arquitetura egípcia é a eternidade. E temos os famosos retratos Fayum que serviam para retratar a pessoa que morrer. E também temos as mastabas onde eram enterrados os egípcios.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 
 
 
R$ 60 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte - História da Arte História da Arte Contemporânea História da Arte - História da arte completa
Curso Livre: Escola de História da Arte- Dante Velloni (Hotmart)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil