Arte Islâmica
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Arte Islâmica

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Teoria da Arte ENEM Contemporânea Vestibular Pré-Vestibular Moderna a Domicílio Concurso História da Arte Ensino Superior
O conceito da arte islâmica não limita apenas a religião, mas é um modo de vida dos povos islâmicos. Após a criação da religião islâmica no século VII em 630 d.C, a língua árabe se tornou sagrada e rica de incontáveis manifestações artísticas. A arquitetura islâmica lembra muito a arquitetura de catedrais e de igrejas. Só que a arte islâmica usa os arabescos (desenhos que buscam retratar a harmonia das formas geométricas) e na caligrafia que reproduzia textos do Alcorão - o livro sagrado dos muçulmanos.
As duas ramificações da arte islâmica são: otomana e a safávida.
Os safávidas, liderados por Ismail conquistaram o domínio da Persa em 1501, com o passar do tempo este império se expandiu rumo ao norte, chegando a Península Arábica (Afeganistão) e ao leste (Paquistão) esse império deixou uma extensa produção artística, com pinturas que representam figuras humanas (algo inexistente nos demais estilos de arte islâmica) e uma formidável tapeçaria. O estilo otomano, hegemônico no norte da África, no leste Europeu e na Ásia Central, articulou o legado árabe com influências de Veneza, Bizâncio e dos Bálcãs. A arte islâmica é um encontro com o divino, os islâmicos não imitavam a natureza igual os europeus porque a natureza para eles não poderia ser imitada porque os trabalhos de Alá são muito difíceis de ser imitado. A arte islâmica almeja, de modo geral, dotar suas criações de um sentido de permanência ou atemporalidade. Em meados do século X, a exploração artística de simetria e padrões floresceu largamente na civilização islâmica, os exemplo de arquitetura islâmica são o Taj Mahal na Índia e o complexo palaciano de Alhambra, os palácios Nasrid. As decorações dos povos islâmicos nas suas tendas eram os tapetes porque eles eram nômades. Ao se tornarem sedentários, os tapetes, brocados e sedas passaram a ser empregados na decoração de castelos e palácios, cumprindo uma função essencial nas mesquitas, pois os muçulmanos, ao orarem, não podem entrar em contato direto com a terra. Os tapetes fabricados em todo o período anterior ao século XVI são considerados “arcaicos”, possuindo tramas que chegam aos 80 mil nós por metro, sendo que os originários da Pérsia são considerados os mais belos e valiosos de todos. As pinturas dos islâmicos são os afrescos, eles não faziam representações de Deus, eram cenas de caça e a vida na corte. O estilo se assemelhava bastante a pintura grega, mas tinha influências como a bizantina, indiana e chinesa.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 
 
R$ 60 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte - História da Arte História da Arte Contemporânea História da Arte Moderna
Curso Livre: Escola de História da Arte- Dante Velloni (Hotmart)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil