A arte oriental é totalmente diferente da ocidental, a vida das pessoas são diferentes e o jeito de pensar. A pintura ocidental é feita de uma forma diferente da pintura oriental, usa-se o aspecto da sombra e da luz, perspectiva [...]. Já a pintura oriental não usa esses elementos. A pintura chinesa usa o papel e os rolos, assim quando abrimos ele vemos varias pinturas em vários pontos de vista diferente. O espaço na pintura chinesa é dinâmico, assim como
os filmes do studio ghibli Japonês, ele quer mostrar todos os detalhes possíveis do ambiente do filme, colocando o espectador imerso no filme, como se estivesse dentro de uma animação. O conceito da forma também é diferente na pintura chinesa, a pintura chinesa não procura realçar as sombras, mas a arte chinesa é mais linear onde o ritmo da linha que da o desenvolvimento da pintura, assim como nos mangás japoneses. A pintura chinesa tenta captar o intimo das coisas e não a sua imitação da realidade como os ocidentais. A arte chinesa é simbólica porque as montanhas, arvores e rios porque a arte é só um meio de expressão e noções abstratas. A arte é um aperfeiçoamento pessoal, quase religiosa. Os japoneses usam muito isso na sua arte, a noção da fé e da arte, porque alguns deles são cristãos e eles acham que Deus é um artista que deve ser imitado. A arte chinesa deve ter um estado de equilíbrio e o artista deve captar o universo. A pratica do paisagismo no oriente está relacionado também com os ensinamentos de Buda, de que o Buda interno da pessoa deve sempre estar em um estado contemplativo da natureza. Esse estado contemplativo está reduzido na tinta e o papel, é como alcançar uma verdade dentro de si mesmo através da arte.