Pelo Japão e China estarem muito próximos um do outro e por eles serem considerados asiáticos, as suas artes tem muito em comum. Como por exemplo a chinesa, ela expressa não o artista em específico através da sua caligrafia ou pintura, mas também é uma idealização. O conceito vem antes da forma final da pintura. É como a gente imaginar natureza ou imaginar uma cena muito bonita na nossa cabeça, porém os pintores chineses
pintavam a natureza e tinham como técnica a perspectiva múltipla que pintava uma mesma coisa em vários formatos, ou vários ângulos. É quase a mesma coisa da lei da frontalidade egípcia ou o cubismo se Picasso, mas com uma sutileza. Olhe esse exemplo de pintura;
Cada ponto aqui na pintura pode nos remeter ao um estado do pintor, mas olhe que engraçado! O mesmo estado da arte de um artista é o mesmo estado que ele se encontra quando vê uma vista de algo e pinta, então não só o conceito da obra vai ser importante como a forma ideal que o artista representa com seus estados emocionais e sua criatividade. Cada linha, cada hachura nos mostra a importância da obra, é como um belo mangá produzido como Lobo Solitário de Kazuo Koike que nos mostra uma intensidade e clama no traço, não exagerando nas linhas como Vagabond de Takehiko Inoue. Os japoneses não só deram uma contribuição para a pintura com sua calma iguais os beneditinos, mas as suas pinturas de gueixas com o traço calma e linhas mais curvas, deram destaque aos seus mangás e animes japoneses, os famosos animes shounen. O Japão e China possibilitaram na arte essa difusão que temos no mundo de artes, animes, mangás e influência os quadrinhos americanos e desenhos americanos. Um bom estilo de quadrinhos americano que tem um estilo em preto e branco é o Tex, famoso cawboy Ranger.