ENSINO ATRAVÉS DO APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA: GOOGLE
em 14 de Outubro de 2022
Para o bom desenvolvimento do ensino da matemática e preciso levar em conta a experiência e o conhecimento matemático do aluno procurando usar ao Máximo sua bagagem, criando situações nas quais possam fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, visando não só o aumento dos seus interesses pela matéria como também e facilidade para o processo de aprendizagem. Como na fase anterior nos anos finais do ensino fundamental também esta relacionada à compreensão do significado dos objetos matemático para que o aluno possa começar estabelecer uma conexa entre as “tica de matema” e o seu cotidiano de forma que ele comece a usar tal técnica para resolver problemas nos seus dia a dia. Por fim, precisa ser destacada a importância da comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação.
É importante o uso de recursos didáticos e materiais, como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, porém e preciso incluir a história da Matemática como recurso que pode despertar interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar Matemática. No entanto, é necessário que eles desenvolvam a capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos, para promover essa abstração é fundamental que os alunos reelaborem os problemas propostos após os terem resolvido, que formulem novos problemas baseando-se na reflexão e no questionamento sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado do problema proposto, já que muitos alunos consegue resolver um determinado problema, porém quando a professora muda os números ou a forma da pergunta o aluno não consegue identificar a solução do problema dado.
Além disso, nessa fase final do Ensino Fundamental, é importante iniciar os alunos, gradativamente, na compreensão, análise e avaliação da argumentação matemática. Isso envolve a leitura de textos matemáticos e o desenvolvimento do senso crítico em relação à argumentação neles utilizada.
É importante o uso de recursos didáticos na aulas, ainda mais com a nova geração.
.