Artigo retirado de: https://www.engquimicasantossp.com.br/2016/03/geometria-molecular.html
Pedro Coelho
A
Geometria Molecular é uma área de estudo da Química que é usada para determinar a disposição dos átomos dentro de uma molécula. Segundo ela, toda molécula que é formada por dois átomos (diatômica) será linear, pois os seus núcleos estarão obrigatoriamente alinhados, como por exemplo, as moléculas de água e
ácido clorídrico, mostradas abaixo:
Entretanto, as moléculas que possuem um número maior de átomos podem ter sua geometria determinada pela teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, e os pares eletrônicos ao redor de um átomo central estão ou não participando das ligações, comportando-se como nuvens eletrônicas que se repelem , ficando orientados no espaço com a maior distância angular possível.
Nessa teoria, uma nuvem eletrônica pode corresponder a uma ligação covalente simples, dupla ou tripla, e a um par de elétrons não ligantes “xx”.
No quadro abaixo, podemos observar a relação da geometria das moléculas com o número de nuvens eletrônicas localizadas ao redor do átomo central e o número de átomos a ele ligados.
REFERÊNCIAS
- Química Essencial Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
- Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.