Produção de Vodka

Artigo reproduzido em ENG QUÍMICA SANTOS SP

Engenharia Curso superior
Produção de Vodka
Andre Petroro
em 20 de Setembro de 2018
A vodka ou vodca é uma bebida incolor que contem água e etanol, que é produzida a partir de um processo de fermentação de substâncias como tubérculos, grãos, melaço e muitas outras substâncias em quantidades insignificantes, como sabores e impurezas, que passam  por um rígido processo de destilação (ou em alguns casos múltiplas destilações) visando deixar a bebida com a máxima pureza.
 

A concentração alcoólica da Vodka varia de 35 a 50% por volume ,dependendo das leis impostas pelo governo do país.
 
A vodka  surgiu na Europa oriental, não se sabendo ao certo que pais que inicio sua produção, com isso, gerando certa briga entre os países da Europa oriental pela invenção da bebida. Entretanto, a palavra "vodka" é de origem russa, cujo seu surgimento é datado do século XIV e, significa o diminutivo de água, ou seja, aguinha.

vodka absolut
Garrafas de Vodka    
 
 
PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VODKA
 
O processo de produção da vodka é um processo complexo de varias etapas, que envolve ingredientes variados.Esse processo pode ser resumido nas seguintes etapas: fermentação, destilação e retificação, filtração e purificação, aromatização e envasamento. 
 
FERMENTAÇÃO
 
A fermentação é um processo anaeróbico (processo sem a presença de oxigênio) em que os cereais (ou tubérculos) são triturados e misturados com água para formar um mosto (mistura açucarada), que é colocado com a adição de microorganismos anaeróbicos (fungos e bactérias) em um tanque hermeticamente fechado, para que os microorganismo anaeróbicos consumam o açúcar do mosto e produzam álcool.

DESTILAÇÃO E RETIFICAÇÃO
 
Na destilação, a concentração alcoólica do mosto pode ser aumentada, pois o álcool e a água evaporam em temperaturas diferentes, 76ºC e 100ºC. Assim tornando possível fazer a destilação. 
 
Na destilação, como as temperaturas de ebulição são bem próximas, uma destilação às vezes não acaba sendo suficiente para se aumentar bem a concentração de álcool, assim sendo necessária duas ou mais destilações para se obter um bom aumento na concentração de álcool. 
 
Após a destilação, a vodka ainda apresenta muitas impurezas do mosto e, devido a isso segue para o retificador, que tem o papel de remover boa parte impurezas. Após o processo de retificação ainda  sobram  impurezas que só serão eliminadas no processo de Filtragem e Purificação da bebida.

destilação e retificação da vodka
Aparelhagem utilizada para a destilação e retificação de vodka
 
 
FILTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO
 
Enquanto outros destilados mantêm o sabor e o aroma, a vodka tem essas características removidas, tornando-se um destilado mais claro e extremamente puro. Grande parte das impurezas é removida pela destilação e retificação. Sendo ainda necessário fazer um filtragem para deixar a vodka com a menor concentração possível de impurezas.
 
Atualmente o processo de filtragem da vodka é feito através de carvão ativado, Nesse processo, a vodka é bombeada lentamente através de colunas de carvão ativado, e depois de cerca de 8 horas,  obtêm-se uma vodka  brilhante e cristalina. 
 
AROMATIZAÇÃO
 
A aromatização é um procedimento utilizado para ocultar sabores e odores indesejáveis da vodka, a partir de ervas, frutas, pimenta, café, etc. Esse processo, alem de ocultar sabores e odores da vodka, também acrescenta um sabor diferente ao álcool puro, tornando-o mais palatável

Atualmente muitas marcas produzem vodkas de vários sabores, permitindo uma maior variação de coquetéis.

ENVASAMENTO
Nessa fase a vodka é colocada em garrafas, latas e barris.

engarrafamento vodkas
Vodkas sendo engarrafadas
 
REFERÊNCIAS
Curitiba / PR
Mestrado: Engenharia Mecânica e de Materiais (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Mestrando em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR. Possuo graduação em Engenharia Química pela UNAERP / Universidade de Ribeirão Preto e também em Química pela USP / Universidade de São Paulo. Tenho experiência na área de Química, com atuação junto ao Laboratório de Síntese Orgânica da FFCLRP/USP, desenvolvendo projeto com ênfase em Síntese Orgânica e no Centro Integrado de Ensino de Química da FFCLRP/USP com atividades voltadas para o Meio ...
Engenharia no Ensino Médio, Engenharia no Curso Superior, Técnico em Engenharia, Física 1 para Engenharia, Física 2 para Engenharia, Física 3 para Engenharia, Fisica 4 para Engenharia
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil