![Briófitas](https://cdn.profes.com.br/images/categories/biologia.webp)
Briófitas
![Foto de Artur R.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/5/165/7330764e-9747-418d-9e96-461e64fc5f26/0cbe872b57f2340ced8b20adcb187f1a.webp)
em 29 de Junho de 2014
Até agora em nossas aulas, temos falado muito sobre cromatina, cromossomos e DNA; e, em geral, temos agrupado tudo isso sob a classificação de "material de informação genética". Porém, como são de fato estas moléculas? Pra que elas servem? Como funcionam? Neste grupo de aulas que estamos começando agora dentro do módulo de biologia celular, vamos esclarecer as bases das mais importantes moléculas que formam uma célula começando justamente por este tipo de molécula, que chamaremos de ácido nucleico.
FUNÇÃO
Toda a informação para a construção, manutenção e sobrevivência de um organismo vivo se encontra armazenada nos núcleos de suas células, como dissemos na primeira aula deste módulo, em sua cromatina. Os ácidos nucleicos (ácidos que se encontram no núcleo) constituem a matéria-prima utilizada pelas células para que ocorra o armazenamento e o transporte destas informações.
ESTRUTURA
Os ácidos nucleicos são moléculas poliméricas, isto é, se formam a partir da repetição de outras estruturas menores, que se associam umas às outras para formar uma molécula longa. As pequenas estruturas que se repetem para formar um ácido nucleico, seus monômeros, são chamadas de nucleotídeos, cuja estrutura esquemática está representada abaixo:
Como você pode ver, os nucleotídeos são formados por 3 grupamentos químicos: fosfato, pentose e base nitrogenada.
A polimerização dos nucleotídeos se dá de modo que o fosfato de um deles se liga à pentose de outro, permitindo que se forme uma cadeia longa, em forma de fita, com as bases nitrogenadas lateralmente. Neste ponto, encontramos mais uma diferença entre moléculas de DNA e de RNA, porque as moléculas de DNA são formadas não por umas, mas por duas fitas complementares.
A complementaridade das fitas de uma molécula de DNA ocorre porque as bases nitrogenadas podem se parear umas com as outras através de pontes de hidrogênio, de um modo específico: adeninas pareadas com timinas através de 2 ligações pontes de hidrogênio e citosinas pareadas com guaninas através de 3 pontes de hidrogênio. Então, se a questão do vestibular nos dá uma fita de DNA, podemos facilmente determinar sua fita complementar.