Proteínas
Artur Ramos
em 28 de Junho de 2014

As proteínas podem ser consideradas como a base estrutural e metabólica de qualquer organismo vivo, elas possuem uma quantidade muito grande e muito variada de funções, das quais trataremos a seguir, e características muito específicas na formação de sua estrutura, que acabam conferindo estas grandes difirenças funcionais. Por estas razões, as proteínas são um dos grupos de moléculas mais importantes nos organismos vivos e, consequemente nos vestibulares.

FUNÇÕES

As proteínas possuem tantas funções e algumas delas tão complexas que fica muito complicado descrevermos detalhadamente em uma única aula, mas nos concentraremos nas mais importantes delas: 

  • Estrutural: as proteínas são grandes responsáveis pela formação estrutural dos organismos, elas compõem as membranas biológicas, o citoesqueleto, e uma série de outras estruturas que dão forma e sustentação à célula e consequentemente a organismos celulares.
  • Catalítica: As enzimas, catalisadores biológicos, são proteínas cuja função é a de acelerar as reações químicas que ocorrem nos seres vivos.
  • Sinalizadora: diversas moléculas de comunicação celular, entre elas hormônios, neurotransmissores e receptores destes sinais são proteínas.

ESTRUTURA

Assim como os ácidos nucleicos, as proteínas são moléculas poliméricas. Elas são formadas pela associação de aminoácidos, que são estruturas químicas que possuem um grupo amina, um grupo carboxila e um outro radical qualquer ligados a um mesmo carbono (na maior parte dos casos, assimétrico), como nos exemplos abaixo.

Fórmula molecular da Metionina

Na formação de uma proteína, os aminoácidos se associam de modo que o grupo amina (básico) e a carboxila (ácido) se neutralizam com a liberação de uma molécula de água, formando uma ligação chamada de ligação peptídica e caracterizada por ser uma função amida.

  • Estrutura Primária

Quando diversos aminoácidos se associam progressivamente, um polímero de cadeia longa vai se formando. Este polímero tem uma forma de fita e já possui uma certa especificidade estrutural da proteína, afinal, ele possui uma sequência específica de aminoácidos que o torna diferente de outros polímeros de aminoácidos, também chamados de peptídeos.

  • Estrutura Secundária

Essa molécula longa formada na associação de diversos aminoácidos, possui muitos radicais laterais, que nada mais são do que os radicais dos aminoácidos que formam essa cadeia peptídica. Eles vão interagir entre si através de tipos diferentes de ligações químicas e vão fazer com que a molécula, inicialmente linear, assuma alguns padrões de conformação, que chamamos de alfa-hélice e folha-beta. São estas as estruturas que agrupamos como estruturas secundárias de proteínas.

  • Estrutura Terciária

Além das interações que formam as estruturas secundárias da cadeia peptídica, esta proteína se enovela em uma estrutura mais complexa e específica para cada sequência de aminoácidos. É essa conformação, chamada de estrutura terciária, que define a função da proteína. A estrutura terciária pode ser desmontada quando a proteína é submetida a situações de temperatura ou pH diferentes dos quais ela foi sintetizada para suportar e, com isso, ela perde sua função. Esse processo é chamado de desnaturação.

São Paulo / SP
Graduação: Medicina (USP - Universidade De São Paulo)
Estudante de Medicina na USP. Atuou como como professor e plantonista na rede Singular Anglo. Professor e fundador do curso pré-vestibular on-line Kinapse (www.kinapse.com.br)
Biologia para Vestibular, Biologia para ENEM, Fisiologia Humana, Bioquímica, Histologia para Medicina, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 80 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil