Tabelas e gráficos. O que são? Para que servem?
Por: Prof R.
27 de Julho de 2018

Tabelas e gráficos. O que são? Para que servem?

Entenda rapidamente os conceitos de tabelas e gráficos.

Estatística Geral

Um dos objetivos da estatística é o de organizar e resumir os dados, e mostrar as informações em forma de tabelas e gráficos é a maneira mais simples de se fazer isso. Portanto, as tabelas e gráficos são um dos instrumentos mais usados para ajudar na análise e interpretação de dados, pois eles permitem que o leitor tenha uma noção sobre o assunto em estudo e chegue a uma rápida conclusão.

Diariamente vemos tabelas e gráficos nos mais variados veículos de comunicação (tais como jornais, revistas, livros, televisão, Internet, redes sociais etc.), associadas a assuntos diversos do nossa rotina diária, como resultados de pesquisas eleitorais, esportes, segurança pública, saúde, trabalho, emprego, renda, economia, cidadania, etc. A importância das tabelas e dos gráficos está ligada, sobretudo, à facilidade e agilidade na absorção e conhecimento dos dados por parte do leitor e também às diversas maneiras de ilustrar e resumir as informações apresentadas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, dispõe de diversas publicações resultantes de coleta de dados e estudos realizados por esta instituição. Uma publicação interessante do IBGE diz respeito aos “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – 2015”. Por meio de tabelas, gráficos e mapas, essa publicação fornece subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País.

Quer saber um pouco mais? Então clique AQUI e baixe gratuitamente o meu livro acadêmico de Estatística e Probabilidade.

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rébula

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil