Sobre a diferença essencial entre Present Perfect e Simple Past.

Inglês Verbos Língua
Sobre a diferença essencial entre Present Perfect e Simple Past.
Bárbara Vieira
em 19 de Novembro de 2014

Olá,

 

A dica de hoje é simples e rápida, mas não conheço uma pessoa que, aprendendo inglês no Brasil pelo menos, não tenha passado por essa fase do curso. O present perfect constitui em um dos maiores monstros - para nós, brazucas - pois ele é um tempo verbal que não utilizamos com frequência na nossa língua (ou pensamos que não o fazemos).

Enfim, vamos pensar no termo perfect. What is perfect? Perfect é perfeito. Perfeito, se pensarmos na formação da palavra temos um sufixo per- e um um verbo fazer. Per-, por sua vez, indica "completamente", "por inteiro". Assim, podemos compreender a palavra perfeito como feito por inteiro, ou seja, já finalizado.

Assim, quando não tratamos de verbos como work, study and live - coisas que demandam tempo para serem concluídas -, ou o uso de for ou since - que constituem em casos de exceção, não de regra - temos o Present Perfect com a mesma função do Pretérito Perfeito, em português.

Por exemplo: John has taken an Aspirine. Em português, essa frase tem o mesmo sentido de John tomou uma Aspirina.

Ixi, deu ruim. Então, qual é o lugar do Simple Past?

Simples (ahá). O simple past também ocupa a função de um Pretérito Perfeito, mas em outras situações.

Essencialmente, resumindo em pouquissimas palavras, a diferença entre o Present Perfect e o Simple Past é o foco que o autor da frase quer dar ao tópico falado. No Present Perfect, o foco se encontra nos fatos, naquilo que aconteceu. Já no Simple Past, o foco se encontra no tempo no qual aquilo aconteceu. E em perguntas, uma singela diferença: se você pergunta "Have you caught the bus?" você não espera uma resposta de antemão, abrindo para que a conversa seja sobre o ato de pegar um ônibus. Agora, se você pergunta "Did you catch the bus?", como você acaba passando a impressão de que espera uma resposta positiva pois o foco, ainda implicito, encontra-se no tempo da ação e não na ação em si.

Isso é tudo, pessoal.

Sumaré / SP
Graduação: Psicologia (USP - Universidade De São Paulo)
Sou aluna de Psicologia da Universidade de São Paulo e professora de inglês. Fui aluna do Colégio Técnico da Unicamp de Campinas. Acredito que aprender não deve ser uma atividade maçante ao aluno e que todo conhecimento adquirido pode ser útil no futuro. Trabalho com qualquer faixa etária no ritmo que for melhor para o estudante. Ensino crianças e melhor idade. As aulas podem ser ministradas em bibliotecas, cafés ou em domicílio, dependendo da preferência do aluno. Dou aula para até três pesso ...
Cursos Gerais em Inglês, Aperfeiçoamento da Língua Inglesa, Curiosidades do Português para Estrangeiros, Psicologia - Tutoria, Psicologia - Superior, Português - Literatura
Oferece aulas presenciais
R$ 34 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil