Aulas particulares x Ensino em sala de aula

São complementares., portanto misturar escola com aulas particulares multiplica, em muito, o aprendizado dos alunos

Pedagogia Aulas de reforço Reforço escolar
Aulas particulares x Ensino em sala de aula
Profes
em 01 de Outubro de 2019

Atualmente, o acompanhamento particular, presencial ou on-line, tornou-se uma tendência. Enquanto muitas instituições de ensino estão seguindo um caminho sem reforço adicional, outras já percebem os benefícios de manter o ensino em sala de aula unido ao reforço escolar. Pesquisas provaram que complementar aulas em sala de aula com apoio escolar, multiplicam muito o aprendizado dos alunos.

 

Vejamos os benefícios do aprendizado com um professor particualr on-line 

Online ou E-learning tem inúmeros benefícios: flexibilidade, diversas opções de escolha, custo, ambiente confortável para estudar, possiblidades de avançar na carreira. Pode-se também adquirir novas habilidades, evitando perda de tempo no deslocamento ou tendo aprendizado em sua própria casa. Finalmente, o autodidatismo online ajuda a desenvolver a autodisciplina.

Surgimento das EdTechs:

Com a evolução da tecnologia, as EdTechs, plataformas de tecnologia educacional como o Profes, surgem para apoiar um aprendizado contínuo. Isso é altamente benéfico para os alunos, pois insere o conceito de estudo a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando você opta pelo E-learning, você tem as opções de estudar no seu próprio tempo, sem ter que se deslocar para entrar uma sala de aula, onde ademais, os horários são quase sempre fixos. Ambas as opções de estudo são benéficas, no entanto poder escolher conforme sua agenda é muito melhor.

Documentação: 

Quando você estuda online, todo material fica salvo no seu computador e sendo assim, os alunos podem se concentrar apenas no aprendizado, afinal eles não precisam copiar a lousa ou escrever anotações. 

Atenção personalizada: 

O ensino particular online tam ainda m aiores benefóicio, pois ele aumenta o engajamento entre o aluno e o professor, resultando numa atenção personalizada. Por exemplo, se o aluno é tímido, ele pode se abrir a um diálogo com o professor de forma difente se outros alunos estiverem presentes. Ele não precisa se preocupar se sua pergunta é importante, ele fica sem medo de passar vergonha.

 

Por outr0o lado, quais são os fatores que tornam o ensino em uma sala de aula tão produtivo? 

Aprendizado colaborativo: 

Basicamente, o ambiente da sala de aula é importante para incentivar e motivar o aprendizado colaborativo e a sociabilidade. A aprendizagem colaborativa aumenta a autoconsciência do aluno sobre como os outros aprendem e permite que todos aprendam com mais facilidade, transformando-os em alunos interessados ​​dentro e fora da sala de aula. 

Pensamento crítico: 

Melhora as habilidades de pensamento crítico dos alunos. O estudo em sala de aula fornece uma oportunidade para os alunos participarem de discussões ao vivo, onde podem utilizar melhor suas habilidades de pensamento crítico para expressar opiniões ou se envolverem em uma discussão.

Relacionar-se com professores e fazer amigos: 

Quando os alunos estão na sala de aula, aprendem interações sociais com colegas; fazer amigos e também estabelecem relacionamento com os professores. É vital que as crianças se desenvolvam socialmente junto com sua educação acadêmica. 

Resolução de conflitos e espírito de equipe: 

O ensino em sala de aula incentiva habilidades de resolução de conflitos, habilidades de apresentação quando se trata de apresentar suas idéias com confiança na frente dos colegas, desenvolve o espírito de equipe e ensina-os a se dar bem com aqueles de diferentes origens culturais. Esse tipo de experiência se beneficia em moldar as habilidades de comunicação e escuta dos alunos e ajuda a crescer e amadurecer emocionalmente.

Importância de um professor, seja online, aprticular ou em sala de aula: 

A presença de um professor fisicamente na sala de aula mantém os alunos atentos e inspirados ao longo da explanação; Além disso, também incita a participação em atividades interessantes. Isso permite que os alunos retenham mais do que aprenderam durante a aula. Aqui, os professores também modificam seu estilo de ensino com base nos tipos de alunos da sala de aula, ou seja, as atividades da sala de aula ou onoine que podem ajudar o aluno visual; interações podem ajudar alunos auditivos, entre outros. Com isso, os professores podem ter uma idéia se os alunos estão seguindo o que foi ensinado ou se precisam de mais explicações. Além disso, os alunos também podem esclarecer suas dúvidas diretamente na hora que precisarem no caso das aulas particualres.

Desenvolvimento de Habilidades:

O ensino em sala de aula ensina os alunos a desenvolver habilidades organizacionais, começando pelo básico, como chegar à escola a tempo. Em uma sala de aula ao vivo, os alunos são responsabilizados por estarem preparados para o trabalho escolar, o que inclui fazer a lição de casa na noite anterior, estar pronto para qualquer tipo de questionário ou competição, enviar tarefas a tempo ou antes do prazo acordado e preparar-se para a discussão em sala de aula ou qualquer discussão em grupo. Tudo isso ajuda os alunos a organizarem a si mesmos e a seu tempo, priorizando suas tarefas, tarefas e horas de brincadeira. 

Portanto é facilmente perceptível a complementaridade das aulas em sala de aula com as aulas particulares. Um é mais massivo e incita habilidade sociais, outro e'personalizado e se adequa a todos os alunos.

 

O importanto é possuir um excelente profesor a sua frente e a vontade de aprender!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Aline P.
em 22 de Maio de 2020

Muito bom!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Auriceli L.
em 17 de Abril de 2020

O artigo está muito bom. Uma abordagem auxiliadora e acolhedora. Gratidão!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
André C.
em 30 de Janeiro de 2020

Nice!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Michele G.
em 06 de Novembro de 2019

Esse artigo me ajudou bastante na construção do meu briefing. Muito bom mesmo. Obrigada!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Marcio B.
em 30 de Janeiro de 2020

Que bom, conte conosco!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil