Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Matemática é um daqueles assuntos que não dá para simplesmente ignorar, além de permear nosso mundo, ela tem um componente de abstração que, quando não entendido, faz com que as pessoas a odeiem.
Muitos possuem facilidade e consequentemente adoram, mas, se formos ser sinceros, a maioria das pessoas odeia estudar matemática e, para conseguir boas notas, acabam recorrendo a um professor particular. Esse artifício é sempre infalível para o estudante ultrapassar o obstáculo e conseguir sucesso de forma mais rápida e eficiente.
A importância da matemática para estudantes nunca foi tão relevante quanto neste mundo cada vez mais digital. Atualmente, a maioria dos cursos universitários inclui algum componente de matemática e, seguramente, quase todas as profissões usam matemática de uma forma ou de outra. O problema é que muitos alunos não sabem como estudar matemática.
Você pode facilmente passar horas estudando matemática e acabar não entendo nada, precisado de algumas aulas particulares para dar aquele empurrão. Matemática não se decora, matemática se entende. E, por mais que se tenha estudado, sozinho ou com um professor particular do profes, sempre haverá um problema mais complexo cuja solução se mostra impossível.
Felizmente, existem algumas técnicas para estudar matemática que você pode utilizar, independentemente do seu nível. Confira as 7 dicas para estudar matemática:
É impossível estudar matemática apenas lendo livros e ouvindo professores de matemática. Para estudar matemática você tem que trabalhar de verdade, isto é, resolver uma série de exercícios de forma progressiva, do mais fácil para o mais difícil. Matemática é progressivo, não entendeu um assunto, não consegue ir adiante. Matemática claramente tem exercícios mais fáceis e mais difíceis, e todos exigem prática.
Quanto mais você pratica, mais estará acostumado com a linguagem e o modelo. Cada problema tem suas próprias características e é importante você conhecer todas as abordagens antes de ir para uma prova.
Não há como escapar da realidade: para ir bem em uma avaliação de Matemática, você precisa ter resolvido uma série de problemas anteriormente.
Para se chegar a uma solução de um problema de matemática, invariavelmente você tem que seguir uma lógica. Ao errar um problema, voltar na lógica, é que você consegue entender onde errou para depois seguir a adiante.
Compreender onde você errou é uma excelente maneira de firmar os conceitos e evitar cometer os mesmos erros novamente.
Não tente decorar fórmulas. Existem uma infinidade de fórmulas, mas é muito melhor você entender os motivos e a lógica envolvida. Matemática é uma ciência exata, quase tudo pode ser provado, entender a prova o levará a entender o conceito e como abordar exercícios similares.
Matemáticas é um assunto sequencial, por isso é importante ter uma compreensão firme dos conceitos fundamentais que sustentam um tópico matemático antes de avançar para trabalhar em outras soluções mais complexas.
Às vezes, você pode ficar preso tentando resolver parte de um problema de matemática e achar difícil avançar para o próximo nível. É comum que muitos alunos pulem a desencanem de entender o que aconteceu para que ele travasse naquela questão. Por não entender o ponto central do problema, muitos estudantes passam a odiar matemática.
Evite evitar pular, em vez disso, gaste um tempo raciocinando, pergunte a um amigo, pergunte a um professor particular de matemática, se ainda assim não der certo, veja resposta e tente compreender o raciocínio e o processo de solução do problema.
Uma vez que você compreendeu o nó da questão, você provavelmente compreendeu todos os nós do mesmo tipo de questão. Repetindo algumas questões similares, você ficará motivado, pois perceberá que terá êxito.
Matemática requer além de entendimento, prática, e prática requer tempo e paciência para ser dominar. É sempre uma boa ideia estudar com um amigo, ou um professor particular, com quem você possa consultar ao tentar resolver problemas complexos.
Crie um ambiente de estudo livre de distração, pois matemática é um assunto que requer uma dose de concentração as vezes muito maior do que outras disciplinas. Um ambiente de estudo apropriado e uma área livre de distração podem ser os fatores determinante para a resolução de cálculos avançados, equações complexas ou problemas de geometria, álgebra ou trigonometria!
Pegue cartões de rascunhos e crie uma pilha deles com as principais fórmulas, conceitos, terminologia. Com fácil acesso, eles lhe ajudarão a resolver problemas e caminhar adiante.
Ter exemplos de exercícios simbólicos resolvidos de forma clara e itemizada com certeza o ajudará a relembrar os pontos-chave e criará a faísca para resolução dos problemas que está a mãos.
Passe a olhar o mundo real por meio da matemática, tornando-a mais realista e divertida. Pergunte-se qual o raio do círculo do looping desta montanha-russa? Onde, neste edifício ou casa que moro, eu encontro um triângulo retângulo? Sei resolver um dos lados pelo Teorema de Pitágoras? Nas minhas refeições, como posso calcular o volume de arroz no meu prato?
Conforme mencionamos diversas vezes, matemática é um assunto abstrato, portanto, procurar uma aplicação prática, isso ajuda a concretizar os conceitos e dar outras perspectiva, fortalecendo o processo de assimilação dos conceitos.
Não é para ter medo de matemática. Enquanto muita gente tem dificuldade e odeia, muitas a amam e tem facilidade. O segredo é a prática, o entendimento dos conceitos básicos e resiliência contra frustração. Uma vez que você rompe a barreira da abstração, matemática se tornará divertida e fácil!
Muito boa dica
Satisfeito com a informação.
Muito obrigado pela motivação eu sou um dos que tento entender a matemática mas não consigo. Com este conselho tentarei me dedicar ainda mas. Obrigado
Muito Bom !
Desejo ter aulas particulares