Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Muitos professores particulares escolhem essa forma de trabalho pela flexibilidade que proporciona e pela possibilidade de ganharem uma renda extra. Porém, é comum que esses profissionais atuem informalmente. Muitos o fazem por não conhecerem a importância de ter um registro, outros por acharem que é caro e trabalhoso se regularizar e alguns até por desconhecerem as formas de fazê-lo. Para ajudar a esclarecer esse ponto, preparamos esse texto. Falaremos sobre o MEI para Professor Particular, mostrando o que é, quais suas vantagens e daremos algumas dicas de como colocar o registro em prática.
O MEI é uma modalidade de registro para profissionais que trabalham por conta própria e que facilita a formalização como pequeno empreendedor. Ele surgiu com uma lei complementar em 2008 e desde então muitos profissionais autônomos que estavam atuando informalmente puderam regularizar suas atividades.
A sigla significa Microempreendedor Individual e define profissionais que atuam por conta própria com um faturamento máximo de até 60 mil reais ao ano, além de não serem sócios ou donos de empresas. Ao se registrar como MEI, o professor particular recebe um CNPJ e usufrui de diversas outras vantagens, além de manter o direito de trabalhar em escolas com carteira assinada.
É fácil! O Portal do Empreendedor possui as instruções detalhadas para que você possa fazer o cadastro, além de disponibilizar muitas outras informações para microempreendedores individuais.
Para mostrar que o registro vale a pena e que você não perderá o seu tempo à toa com burocracias, fizemos uma lista com algumas das vantagens que o microempreendedor individual possui.
Como dissemos, muitos professores atuam sem regularização. Mesmo que muitas vezes isso não cause problemas, é uma forma de trabalho ilegal. O registro é gratuito e ajuda a evitar problemas de vez. Portanto, vale a pena investir um pouco de tempo para atuar de forma mais tranquila e ainda usufruir das demais vantagens que o MEI possui.
Como a plataforma Profes não emite nota para o aluno, cabe ao professor fazê-lo. Como muitos alunos solicitam isso e muitos professores não atuam ligados a empresas, criar um CNPJ como MEI possibilita ao professor poder atender essa expectativa.
Além de poder atender pessoas que precisam da emissão de nota, ter um CNPJ abre todo um mercado novo para o professor particular: atender empresas públicas e privadas, afinal, muitas se recusam a empregar os serviços de pessoas que não podem emitir nota.
Criar um MEI dá acesso a uma série de vantagens previdenciárias que os trabalhadores regularizados possuem. Isso ocorre pois, dentro da contribuição do MEI, há uma alíquota que vai para o INSS.
Ela dá direito a diversas modalidades de aposentadoria, ao auxílio-doença, ao salário maternidade e até à pensão por morte ou auxílio reclusão para a família do segurado. Com a atuação informal, essas garantias só são direito do professor caso ele contribua de outra forma para algum sistema de previdência, seja público ou privado.
Criando seu MEI, o professor particular recebe um CNPJ, que é um número de pessoa jurídica e, com isso, passa a ter acesso a vantagens que empresas possuem. Algumas dessas vantagens incluem descontos e prazos melhores ao comprarem com fornecedores, acesso a linhas de crédito e empréstimos bancários reservados para empresas, dentre outras.
Então não espere mais e corra atrás do MEI para Professor Particular! O custo para abrir um MEI é zero e é facílimo fazê-lo! Quer saber ainda mais sobre o MEI? Então clique aqui!
Eu posso registrar o MEI para receber os valores das aulas do profes? Desta forma o dinheiro seria transferido direto para o CNPJ e não para o meu cpf.
Beleza de artigo! Bastante importante para organizar os professores.
Dá para emitir nota fiscal avulsa. Eu só vejo essa ideia como uma forma de terceirizar o ensino e diminuir a responsabilidade da empresa. O professor já ganha pouco... Não estou falando de freelancer que dá umas aulinhas. Falo do professor profissional mesmo.
Boa tarde!
Sou professora particular, e virei MEI recentemente. Com isso, abri também uma conta PJ MEI, e os pais dos meus alunos depositam o pagamento das aulas nela. Minha dúvida é: Pagando o DAS mensal, o restante do dinheiro é meu lucro, uma vez que não tenho gastos a mais, já que sou a única prestadora de serviço, assim, queria saber se posso sacar o restante do dinheiro para minha conta PF para pagamento das minhas contas pessoais?
Att.
Agradeço todas as informações passadas. Abraços
Boa noite, sou professor polivalente ( pedagogo) ensino em uma instituição partícula, minha dúvida seria que eles so querem contratar pelo mei só que eles não sabem explicar, e não tenho certeza se na minha situação eu poderia trabalhar como mei..
É preciso analisar com cuidado. Se for sua decisão se tornar pessoa jurídica, poderá regularizar a sua situação abrindo cadastro de MEI. Mas se tiver interesse em continuar trabalhando registrado saiba que por ser MEI não poderá contar com alguns benefícios como seguro desemprego, por exemplo. Fique atento ao contrato, quando se tornar MEI será preciso contribuir mensalmente. Será preciso incluir essa despesa aos valores cobrados por seus serviços. Aliás como MEI não é funcionário todas as suas despesas ficam por sua conta e risco. Então, faça e refaça as contas quando for definir os valores dos seus serviços.
Gostei muito, mas infelizmente não posso tirar o meu MEI, conforme esclareceu muito bem o Thiago S., pois sou ainda professor da rede pública.
Olá. Eu fui MEI msm trabalhando como professora cat "O" no Estado. Não tive nehum problema. Só cancelei minha inscrição, pq não tive mais contratações e não qria continuar a pagar a mensalidade. Vale a pena!
Possuo sede própria com horta experimental e centro de estudos.
Possuo sede própria com horta experimental e centro de estudos.
Temos o Mei
Posso abrir MEI sendo funcionária pública?
Entendo que se você é um funcionário público e conta com algum tempo disponível, além de ótimas ideias, deseja saber se pode ter o registro de MEI. Porém, infelizmente não há a possibilidade.
O servidor não pode exercer a função de empresário enquanto exerce sua função em órgãos públicos. Ou seja, só poderá se tornar um MEI após sua aposentadoria — por idade ou por afastamento por invalidez.
Uma observação é válida para este grupo. Caso o funcionário se torne um microempreendedor, não poderá receber salário enquanto estiver cadastrado no MEI. Por isso que quem já tem outra empresa também não pode se cadastrar neste programa.
Fonte: https://www.ignicaodigital.com.br/funcionario-publico-pode-ter-mei/
Qual valor vou pagar ?
Dar aulas se considera prestação de serviços: alíquota mensal 2018(simples nacional): R$ 53,7.
Posso dar aula online com esse título do MEI?
Claro, com certeza. O MEI pode . Porém O MEI não é um titulo é uma consideração empresarial (MicroEmpresário Individual). É formalizar uma atividade, tributando pela atividade. Eu sou MEI
Quero ser professor do grupo